1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Inaugurada estátua de Bento Munhoz da Rocha Netto

Nesta segunda-feira (27) foi inaugurada a estátua de um dos principais responsáveis pela emancipação do município de Toledo, Bento Munhoz da Rocha Netto. A estátua de Bento Munhoz está localizada no centro da cidade, na rua que leva seu nome. Na manhã de segunda, autoridades do município, juntamente com o reitor irmão Clemente Ivo Juliato, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o decano do campus de Toledo, Renato Tratch, e alunos da Escola Municipal Antônio Scain, prestigiaram mais uma das obras entregue no município.

27/06/2011 - 14:12


“Fazer história não é fazer memória do passado. Fazer história é trazer o passado para o presente”, disse o padre Hélio Bamberg, referindo-se ao trabalho da administração pública em homenagear as pessoas que fizeram história no Brasil e, nesta ocasião, que fez história em Toledo. Para o padre, a prefeitura vem desenvolvendo um excelente trabalho culturalmente. “É importante mostrar uma obra que presta homenagem àquele que fez parte da história de Toledo. Não sabia do quanto Bento Munhoz foi importante para cidade e agora a própria população vai conhecer um pouco mais da fundação do município”.
Conforme o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, o objetivo maior deste trabalho é continuar escrevendo a história da cidade. “Já tínhamos feito homenagens para pessoas importantes do Brasil. Agora vamos eternizar a memória de quem contribuiu para formação de Toledo”.
Durante o discurso, o prefeito relembrou a história de Bento Munhoz da Rocha Netto, que veio à cidade quando ainda nem era emancipada, na condição de governador do estado. Atendendo convite de lideranças da então vila de Toledo e integrantes da diretoria da Colonizadora Maripá, Bento Munhoz, que estava em Foz do Iguaçu,  veio a Toledo e se comprometeu em auxiliar na emancipação da vila, depois de ver a organização dos moradores e a pujança da localidade. Naquele mesmo ano, em 14 de novembro de 1951, foi promulgada a lei criando o município, desmembrado de Foz do Iguaçu, sem ter passado à condição de distrito. Em 14 de dezembro de 1952, um ano depois, foi feita a emancipação política e administrativa, com a posse do primeiro prefeito e vereadores.
Para a secretária de Educação, Janice Salvador, essa é uma justa homenagem à pessoa que faz parte da formação município. “Está é uma homenagem que vai colocar definitivamente o nome dele na lembrança das pessoas, fazer com que a população recupere essa informação, que é importante para a história do município”.

Bento Munhoz – Bento Munhoz da Rocha Netto, foi engenheiro, professor, escritor, sociólogo, deputado federal, ministro da Agricultura e governador do Paraná. Foi em junho de 1951 que ele esteve em Toledo, durante seu mandato de governador. Ele foi uma das pessoas mais importante para a cidade ser emancipada. Além disso, Bento Munhoz fez parte da formação da PUC-PR, a partir do grupo de estudos Bandeirantes, no qual ele era presidente.
O reitor da PUC-PR, Clemente Ivo Juliatto, demonstrou felicidade ao ver o trabalho que homenageia Bento Munhoz. “Fico feliz que alguém que fez parte da nossa Instituição e também da história de Toledo seja homenageado de uma maneira que fique na lembrança de todos e a todos que neste local passarem”.
A estátua de Bento Munhoz da Rocha Netto foi colocada num ponto estratégico do centro de Toledo, na rua batizada com o seu nome. O diferencial desta obra é que, além da estátua, foram colocadas algumas placas no chão que marcam uma linha do tempo, mostrando a história desde o nascimento até seu falecimento.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29