As crianças da Aldeia Indígena Tekoha Y’hovy, em Guaíra, vão receber presentes pela passagem do seu dia, em 12 de outubro. O projeto foi iniciado há três anos pela Kahena Espaço Natural, que além de proporcionar felicidade para os pequenos, também tem o objetivo de incentivá-los a frequentar a escola da aldeia, onde são trabalhados costumes indígenas e também a língua original.
“Quando eu cheguei na Aldeia, me questionei em como poderia ajudar aquelas crianças. Foi quando conversei com a professora e líder espiritual, Paulina Martines, e ela falou sobre a sua preocupação que as crianças frequentassem a escola da aldeia. Foi aí que surgiu a ideia. As crianças que frequentassem a escola poderiam escrever cartas e pedir um presente”, relembra a terapeuta da Kahena, Emanuela Fernandes. No primeiro ano foram 70 cartas, no segundo 90, e neste mais de 100. Todo o ano, no Natal e no Dia da Criança, elas são presenteadas.
Inicialmente Emanuela mobilizava os colegas de trabalho para garantir que todas as crianças fossem beneficiadas. Hoje o grupo já é maior e reúne pessoas que apoiam a causa, reunidos em um grupo de amigos da aldeia. Os presentes, que incluem brinquedos, doces e material escolar, foram reunidos na Kahena e serão entregues neste domingo, 4, em Guaíra. Quem quiser, ainda poderá colaborar, adotando uma das cartinhas, como também auxiliar na entrega dos brinquedos, em Guaíra. Uma caravana está sendo organizada para ir até Guaíra no dia 4 de novembro.