Pesquisadores de vários países como Itália, Portugal, Colômbia e Bolívia, além do Brasil, participarão, de
O 1º Conjuri é um evento científico-acadêmico, aberto ao público em geral e busca aglutinar as contribuições de pesquisadores e profissionais de diferentes áreas dentro da temática do Congresso.
O objetivo é estabelecer um intercâmbio entre Universidades brasileiras e estrangeiras e a Universidade Estadual de Maringá, para fomentar a discussão e reflexão dos direitos e garantias fundamentais nas tutelas das vulnerabilidades, bem como temas conexos em evidência na atualidade. O público alvo do evento são estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação e profissionais do Direito.
Sobre tutela, cabe esclarecer que é o direito que uma autoridade recebe para zelar por um indivíduo menor de idade. Tutela significa dar amparo, proteção e auxílio, e é o que ocorre, por exemplo, quando crianças ficam órfãos, ou não têm pais presentes, ou até mesmo não possuem uma família.
A cerimônia de abertura do Congresso será no dia 21, às 19h30, no teatro Calil Haddad, mas as atividades terão início pela manhã, das 8 às 12 horas, com a apresentação de trabalhos pelos acadêmicos de graduação em Direito da UEM, nas salas de aulas do bloco D-34, câmpus universitário. As mesmas atividades ocorrerão das 13h30 às 17h30, também no D-34.
Após a abertura, o professor Filipe Daniel de Arede Nunes, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal, fará uma palestra com o tema “Sobre o problema da efectividade dos direitos sociais em tempos de crise”.
O restante da programação prevê mais palestras envolvendo temas como “Os desafios da imigração entre Europa e América Latina”, "Vulnerabilidades das pessoas e o direito constitucional", “A vulnerabilidade da Pessoa Transgênero” e “Criança, adolescente e internet”, entre outros.
Entre os palestrantes estão professores e pesquisadores da UEM e de outras instituições de ensino superior brasileiras, além de professores da Universidad de los Andes, em Bogotá, Colômbia; e Università degli Studi di Camerino (Unicam), na Itália; e de outros países.
A promoção é do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), da UEM, por meio dos departamentos de Direito Privado e Processual (DPP) e de Direito Público (DDP).
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela Internet, até o dia 12 de novembro. Somente depois de inscrito é que o interessado poderá enviar trabalho para ser apresentado no evento. A programação completa do Congresso pode ser vista no site. Outras informações pelo e-mail "sec-dpp@uem.br" ou telefone (44) 3011-4950.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UEM