1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

FAG Toledo é parceira do programa Jovens Promissores

Instituição realiza capacitações e oficinas com adolescentes da Região em conflito com a lei

05/11/2018 - 13:35


A FAG firmou mais uma parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná. Desta vez, para contribuir com o programa “Jovens Promissores”, que tem como objetivo promover a integração entre adolescentes em conflito com a lei que estão internados no Centro de Socioeducação (Cense) e setores diversos da sociedade. O convite foi feito pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de Toledo, Rodrigo Rodrigues Dias, que também é docente do curso de Direito da FAG Toledo. “Nós temos dez internos no Cense de Toledo e queremos que estes jovens possam ter uma nova perspectiva com atividades que permitam a eles a obtenção de ascensão social, conhecendo algumas profissões, frequentando novos espaços e através de oficinas e capacitações, sendo inseridos no mercado de trabalho”, comenta o docente.

Na primeira ação da parceria os adolescentes fizeram uma visita a FAG Toledo. “Nosso objetivo ao trazer eles até a instituição foi de mostrar para eles sobre a realidade do ensino superior, os caminhos possíveis, os cursos que eles podem fazer. Mostrar para eles que o fato de estarem hoje no Cense não significa que eles não possam ter acesso ao ensino superior mais adiante”, relata a coordenadora do curso de Direito, Camila Milazzotto Ricci.

Na visita técnica os estudantes conheceram toda a estrutura da instituição, passaram pela biblioteca, estúdios da FAG FM e conversaram com os coordenadores sobre os cursos e sobre como ingressar no ensino superior.

A parceria terá uma nova atividade no próximo dia 5 de novembro, quando o professor Gilmar José Camargo ministrará uma oficina com os jovens. “Vamos trabalhar com eles sobre planejamento financeiro pessoal. Faremos uma oficina sobre o que eles anseiam para o futuro, onde querem chegar e a partir daí vamos trabalhar com os valores possíveis para se alcançar estas metas, fazendo planilhas, prospectando os caminhos possíveis para se chegar aos resultados que almejam”, explica.

No dia 12 de novembro a professor Camila e mais seis acadêmicos de Direito farão uma dinâmica com os adolescentes. “Será uma atividade bem interessante onde poderemos explanar e discutir sobre a situação jurídica deles e sobre a posição deles na sociedade como sujeitos com direitos e deveres dentro do estado”, explica a docente.

Sem nome %281144 x 250 px%29