1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CIÊNCIA

FIciencias reúne 600 apaixonados pela ciência

Evento segue até amanhã

08/11/2018 - 11:51


Centenas de apaixonados por ciências reúnem-se a partir desta terça-feira (06) no Hotel Golden Park, em Foz do Iguaçu, para a 7ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias). Apesar do interesse em comum, os 150 projetos de sete áreas do conhecimento são dos mais variados tipos. 

Às 14h desta terça foi aberta a exposição dos trabalhos de estudantes do Brasil, Paraguai e Argentina, afinados no discurso para apresentar seus trabalhos selecionados entre os 400 projetos inscritos nesta edição. A Feira segue até o dia 9 e na quarta-feira (7), a partir das 8h30, terá uma novidade: a versão Kids, com a exposição dos materiais das crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I das escolas públicas e particulares de Foz. 

Durante a abertura da FIciencias, o diretor técnico do PTI, Claudio Issamy Osako, lembrou que, naquele mesmo momento, era realizado outro importante evento do Parque: a banca de avaliação dos projetos que poderão vir a ser empresas incubadas no PTI. Ele comentou sobre os desafios de um parque tecnológico, dos quais, um deles, é transformar ciência e tecnologia em produtos e serviços para o mercado. 

O gerente do Estação Ciências - projeto do PTI responsável pela organização da Feira, Willbur Rogers de Souza, destacou a integração que o evento oportuniza aos participantes. “Essa mistura de cultura e conhecimento faz com que a FIciencias seja algo tão rico e permite que vocês, de diferentes realidades e contextos, possam trocar ideias e evoluir”.

O secretário municipal de Educação, Fernando Ferreira de Souza Lima, ressaltou que o papel tanto da Prefeitura, como do PTI e das universidades, é ajudar os estudantes a cultivarem os sonhos a fim de que esses possam crescer, multiplicar e frutificar. 

Representante do Comitê das Universidades, Adriano Machado, afirmou que o que traz as instituições à Feira é a paixão pela ciência. Para ele, participar de um evento como a FIciencias, o qual ele já acompanha há seis anos, é um dever. “O que faz uma universidade são as pessoas, não o contrário”.

Primeira edição

Na abertura da FIciencias, foi entregue a primeira edição do livro “Pesquisar na Escola: A Investigação Científica na Educação Básica”. A obra é resultado de um curso realizado em uma parceria entre diversas instituições que, após a realização da Feira, perceberam dificuldades e desconhecimentos de estudantes e professores em relação à investigação científica. 

Parceria

A FIciencias é realizada em parceria entre PTI, Itaipu Binacional, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR),  Secretarial Estadual de Educação do Paraná e Secretaria Municipal de Educação.

Sem nome %281144 x 250 px%29