Um projeto solidário chamado “Almofada do Coração” realizado pelos alunos do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Dario Vellozo sensibilizou a direção da FAG Toledo que se tornou parceira da iniciativa. Os estudantes confeccionaram 1.250 almofadas especialmente pensadas para apoiar o braço de pacientes recém-operados, principalmente de câncer de mama, dando assim mais conforto para os enfermos no pós-operatório. “Esta ideia veio para o Brasil em 2010 e foi trazida para o colégio pelas professoras Marlise e Cida no ano passado, quando foram confeccionadas 250 almofadas. Neste ano os nossos alunos foram atrás de doações e conseguiram material para fazer mil peças a mais”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem, Flavia Cristina da Silva.
Boa parte do material confeccionado foi doada para a Uopecan de Cascavel. A entrega das 800 almofadas ocorreu nesta segunda-feira (5) e contou com a participação de 27 alunos do curso. Os estudantes realizaram a visita e o entregaram as doações graças a parceria com a FAG Toledo que cedeu um ônibus, como forma de contribuir com a ação. “Nós fomos contatados pelo colégio e imediatamente nos solidarizamos com a ação e decidimos contribuir cedendo o veículo. Um gesto tão nobre como este precisa de bons parceiros para acontecer e nós ficamos muito felizes em poder contribuir”, comentou a coordenadora pedagógica da FAG Toledo Janice Salvador. A empresa Barbosa Transporte e Turismo também virou parceira da ação. A empresa foi contratada pela FAG Toledo para realizar a entrega das almofadas e ao saber que se tratava de um projeto solidário para pacientes com câncer, os proprietários decidiram fazer o transporte por um valor simbólico, também como forma de contribuir.
Com a participação direta de 120 pessoas entre professores, alunos e voluntários, as almofadas ficaram prontas em 40 dias. 270 peças serão doadas para a Fundação Waldir Becker que atua dando suporte a pacientes e familiares de pacientes em tratamento de câncer na cidade e Região. 180 peças ficarão no próprio colégio à disposição da comunidade que necessitar do artefato.