Acadêmicos do curso de Medicina do Centro FAG e do curso de Direito da FAG Toledo participam no domingo (11) de uma atividade de prevenção e informação sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Os estudantes de medicina vão realizar exames de glicemia, aferição da pressão arterial e orientações sobre saúde para a população que for até o local. O ônibus da Saúde e Cidadania do Centro FAG também estará em Toledo durante o evento para atender a população. Os acadêmicos de Direito darão orientações aos presentes sobre obtenção de medicamentos, fraldas e outros direitos dos pacientes e familiares de pessoas que já sofreram um AVC. A iniciativa é parte do projeto “AVC a vida continua” criado pela professora da FAG Toledo Dulce Alves Nakamura. “É uma iniciativa importante para que as pessoas conheçam mais sobre este problema que pega o doente e família de surpresa e em muitas vezes de forma avassaladora”, comenta.
Um dos incentivadores do projeto é o neurologista Carlos Rocha Júnior. De acordo com o especialista, há uma série de cuidados que podem evitar um AVC. “Existem os fatores genéticos, mas se o paciente tiver uma vida saudável, tranquila, praticar exercícios e comer alimentos que auxiliam para o bem estar físico é possível que ele prorrogue e até evite ser acometido”, explica. O médico esteve recentemente na FAG FM onde conversou sobre o tema com o jornalista Álvaro Soares. A FAG Toledo também disponibilizou os laboratórios de TV onde foram gravados vídeos com orientações e de prevenção para serem divulgados nas redes sociais.
O evento de prevenção e orientação sobre o AVC terá início às 15 horas em frente ao Aquário do Lago Municipal de Toledo. Toda a população está convidada a participar.