1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

EDUCAÇÃO

UNILA terá dois novos mestrados em 2019: História e Relações Internacionais

Com isso, a Universidade chegará ao total de dez programas de mestrado ofertados

12/11/2018 - 10:32


A UNILA abrirá dois novos programas de pós-graduação em 2019: as propostas dos mestrados em História e em Relações Internacionais acabam de ser aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A previsão é que os processos seletivos ocorram já no primeiro semestre do ano que vem. Com isso, a Universidade chegará ao total de dez programas de mestrado ofertados.

O mestrado em Relações Internacionais terá três linhas de pesquisa: Estudos para a Paz, Segurança Internacional e Direitos Humanos; Desenvolvimento e Capitais Transnacionais; e Política Externa, Atores e Processos Internacionais. Todo o corpo docente é formado por professores doutores da própria UNILA, e a previsão é que sejam abertas 18 vagas, destinadas a candidatos de toda a América Latina.

Na visão do coordenador, Lucas Mesquita, um mestrado em Relações Internacionais é estratégico para a UNILA, “principalmente porque é da natureza da própria Universidade. Já temos a especialização na mesma área e temos tido ótimos resultados. Agora, com o mestrado, vamos fortalecer ainda mais a graduação e a pós, além da Universidade como um todo”.

Já o mestrado em História terá duas linhas de pesquisa: Movimentos Sociais, Fluxos Culturais e Identidades; e Modernidades, Instituições e Linguagens. O programa tem como objetivo formar docentes e pesquisadores em História com ênfase em perspectivas transnacionais e globais, realizando pesquisas em história da América Latina, Caribe, África e Ásia, a partir dessas abordagens.

De acordo com o coordenador, Clóvis Brighenti, o projeto do programa vem sendo pensado e trabalhado há anos, e a ideia é “extrapolar o foco da história eurocentrada, agregando também visões advindas da Ásia e da África”, comenta.

Novas informações sobre os programas serão divulgadas assim que forem publicados os editais de seleção.

Mestrado em Física: inscrições abertas

O mestrado em Física Aplicada está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2019 até o dia 1º de dezembro. São cinco vagas distribuídas em duas áreas de concentração: Física da Matéria Condensada, e Física Teórica e Computacional. As inscrições e o curso são gratuitos. As informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas na página.  

Outros programas de pós-graduação

Na UNILA, já estão em andamento oito programas de mestrado, em diversas áreas do conhecimento. A lista dos programas pode ser consultada no link.  

Além disso, a Universidade oferta seis programas lato sensu (especializações), que podem ser consultadas na página.

Sem nome %281144 x 250 px%29