Casa de not%c3%adcias 1144x150

SUSTENTABILIDADE

Novo decreto atualiza legislação do projeto Smart Energy Paraná

O projeto passa a integrar Programa Paranaense de Energias Renováveis

13/11/2018 - 09:48


O decreto que estabelece os objetivos do projeto Smart Energy Paraná foi atualizado por uma nova legislação do Governo do Estado que busca consolidar a competência do Paraná em geração distribuída por fontes de energias renováveis conectada a redes inteligentes. O projeto passa a integrar Programa Paranaense de Energias Renováveis, cuja coordenação está a cargo do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O Projeto Smart Energy Paraná tem seu foco no uso de geração de energia elétrica distribuída no Estado, tendo como objetivos principais a promoção da adequação da rede de energia elétrica convencional em rede inteligente; a disseminação da geração distribuída por fontes de energias renováveis, usando principalmente geração eólica, fotovoltaica, biomassa, biogás e aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos; e o incentivo a modelos de aplicação para a eficiência energética.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, também destaca como objetivo do projeto o desenvolvimento de competências locais em energias renováveis e a sensibilização da sociedade na utilização inteligente dessas novas tecnologias. “Para isso, o novo decreto modificou a governança do projeto, ampliando o número de participantes para difundir ainda mais as informações sobre o uso das tecnologias na área de energias sustentáveis”, disse.

Entre os membros da governança do projeto Smart Energy Paraná estão representantes de secretarias estaduais, de empresas públicas - como o Tecpar, Copel, Sanepar e Compagas, de universidades estaduais e federais, da Itaipu Binacional, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do Lactec, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e da Rede Brasileira para o Desenvolvimento da Metrologia, Tecnologia e Qualidade.

O Decreto 11538/18, que atualiza as informações sobre o Projeto Smart Energy Paraná, pode ser consultado pelo link goo.gl/F2ciDd.

Ações

O Tecpar conta, dentro do projeto Smart Energy Paraná, com uma plataforma de certificação e exposição de tecnologias para gerar dados confiáveis na área de energias renováveis. O instituto também edita a Revista Smart Energy, em que divulga conhecimento acadêmico e científico para todo o país, além coordenar o portal do Smart Energy Paraná, que apresenta empresas que atuam no Brasil nas categorias Biogás, Biomassa, Consultoria Ambiental, Eólica, Fotovoltaica, Hidrelétrica, Resíduos e Smart Grid.

Conheça o portal pelo site smartenergy.org.br/portal.

Sem nome %281144 x 250 px%29