Img 3650

AGRICULTURA

Professora da Unioeste profere palestra sobre Olivicultura na Itália

A palestra tem como objetivo discutir sobre os problemas e oportunidades da olivicultura Argentina e do sul do Brasil 

19/11/2018 - 16:57


Fabíola Villa, professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Marechal Cândido Rondon, Centro de Ciências Agrárias (CCA), irá proferir nessa terça-feira (20) a palestra intitulada “Olivicultura Argentina e do sul do Brasil: novas problemáticas e grandes oportunidades”, na cidade de Porano, na Itália.

 

A palestra tem como objetivo discutir sobre os problemas e oportunidades da olivicultura Argentina e do sul do Brasil (Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

 

Além da Unioeste, pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA - Argentina) também irão apresentar a pesquisa realizada sobre a oliveira com particular referência ao impacto de altas temperaturas na produtividade e qualidade do azeite em relação às cultivares, ao ambiente e interação destes dois fatores. Serão também apresentadas algumas questões relacionadas às técnicas de gestão agronômica do olival no contexto da mudança climática, avaliando possíveis soluções a fim de minimizar esta problemática.

 

Segundo Fabíola, após o término da apresentação do seminário será discutida a possibilidade de projetos e parcerias entre a Itália, Argentina e Brasil, que incluem as aplicações de isótopos estáveis nos estudos fisiológicos das relações planta-ambiente em relação aos estresses bióticos e abióticos. Finalmente, será apresentado o potencial das técnicas isotópicas e espectroscopia Raman para a rastreabilidade e autenticação de azeite extra virgem.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29