1144x150 %284%29

DESENVOLVIMENTO

Inovação é o tema central do 5º Fórum de Desenvolvimento do Oeste

Evento será realizado no dia 29 de novembro no Biopark

22/11/2018 - 09:00


A inovação como fomento da economia dos 54 municípios da região será o tema central do 5º Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território Oeste do Paraná.

O evento, promovido pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), será realizado no dia 29 de novembro, no Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark), em Toledo, com início às 18h30.

Segundo o presidente do POD, Danilo Vendruscolo, durante o Fórum será debatido o potencial de desenvolvimento inovador já existente na região e o que ainda pode ser explorado.

“Precisamos sensibilizar a população sobre a importância da pesquisa, sobretudo as empresas. Pois são nelas que a inovação acontece”, explicou Vendruscolo.

Prêmio e Desafio

No evento, serão anunciados os vencedores do Prêmio Inova Oeste, cujo objetivo é reconhecer iniciativas que contribuíram para o fomento da ciência na região entre os anos de 2016 e 2018.

Os prêmios serão concedidos em três modalidade: Inovação em Produto, Inovação em Processos e em Prática Inovadoras organizacionais. O Prêmio Inova Oeste recebeu ao todo 37 inscrições de empresas desde micro e pequena até grandes, além de instituições de ensino e pesquisa e de órgãos públicos da região oeste do Paraná.

Também serão revelados os cinco projetos inovadores capazes de solucionar problemas e demandas tecnológicas e de inovação da região nas áreas de meio ambiente e sanidade agropecuária, por meio do Desafio Inova Oeste.

Os projetos selecionados pelo Desafio Inova Oeste, terão um ano para serem desenvolvidos. Durante esse período, a equipe proponente receberá consultoria técnica e uma ajuda financeira de até R$ 100 mil. Ao todo, sete instituições se inscreveram para participar do Desafio

“Inovação não é mais um requisito de competitividade e sim de sobrevivência. O POD está organizado, com o propósito de desenvolver a região com novas soluções e tecnologias”, afirmou Hugo Ribeiro, da Câmara Técnica de Inovação do POD.

Sem aftosa

Na pauta também está prevista a apresentação dos resultados conquistados pelo Oeste em Desenvolvimento no último ano, como a transformação do Programa em uma Associação. Desde outubro POD é uma associação sem fins lucrativos.

“Essa foi uma grande conquista, pois nos habilita a firmar convênios, captar recursos e ter vida própria”, afirmou Vendruscolo.

Outro resultado alcançado pelo Programa, mas que beneficiará toda a região é a antecipação do cronograma para a conquista do status de “Area Livre de Aftosa sem Vacinação”, de 2022 para 2020.

Com o fim da vacinação e a conquista dos status, a região estará credenciada a exportar carne suína com adicional até 15% no preço. Sobretudo, para mercados consumidores que hoje a região não tem acesso por a ser livre de aftosa, porém, com vacinação.

“No ano passado, a sanidade foi um dos temas principais do Fórum. Hoje, já estamos colhendo os resultados”, completou Vendruscolo.

Oeste em Desenvolvimento

Lançado em 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento é uma iniciativa que reúne mais de 60 instituições públicas e privadas como a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o Sebrae/PR, o Sistema Cooperativo, a Caciopar, a Amop, a Emater, a Fiep, além de cooperativas e instituições de ensino superior.

O objetivo é promover o desenvolvimento econômico sustentável dos 54 munícipios do oeste do Paraná por meio de ações integradas e com foco nas potencialidades regionais.

Toda a ação tem como base as sete cadeias produtivas do território, também chamadas de exportadoras, pois recebem recursos e investimentos de outras regiões brasileiras e até do exterior. São elas: Cadeia de Frango, Cadeia do Leite, Cadeia de Suíno, Cadeia de Pescado, Cadeia de Grãos, Industria Metalmecânica e Turismo.

Sem nome %281144 x 250 px%29