Casa de not%c3%adcias 1144x150

COOPERATIVISMO

Cooperativas Mirins realizam intercooperação para troca de experiências

Cooemoc, da cidade de Vila Nova, foi até Marechal Cândido Rondon para mostrar programas, rotinas, boas práticas e como o cooperativismo mudou a vida das crianças cooperadas

24/11/2018 - 10:30


A Cooemoc (Cooperativa Escolar Mirim Osvaldo Cruz), da cidade de Vila Nova (PR), foi até Marechal Cândido Rondon (PR) para participar de um momento de intercooperação com a Cooperativa Mirim do Colégio Martin Luther, que ainda está em processo de constituição. O objetivo da visita foi proporcionar às crianças a troca de experiências e conhecimento do cooperativismo na prática.

Durante a visita, cooperados da Cooemoc compartilharam boas práticas, fizeram apresentações, esclareceram dúvidas dos colegas, falaram sobre os programas e projetos realizados, além de mostrarem, de uma maneira simples, como a vida de cada um deles mudou depois de terem dado início à cooperativa mirim.

“Contribuir com uma cooperativa irmã do sistema é fundamental para unir forças pelo objetivo comum de promover o 5º e o 7º princípio do Cooperativismo (“Educação, formação e informação” e o “Interesse pela Comunidade”, respectivamente). Acreditamos que não existe espaço para ação isolada, e a cultura da cooperação só se instala por meio da confiança e solidariedade”, revela o especialista em Responsabilidade Social do Sicoob Meridional e Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Instituto Sicoob, Airton Bagli.

Para ele, além de proporcionar a troca de experiências, a visita permite também a proximidade entre as crianças e cooperativas. “Promover o encontro de cooperação vai além do aprendizado e do compartilhamento de ideias e experiências, pois fortalece a amizade e, acima de tudo, a equidade, em que o ‘eu’ dá lugar ao ‘nós’. Sentimos orgulho por poder fazer parte deste processo e poder contribuir com a constituição”, declara.

De acordo com o assistente de Comunicação e Marketing e do Sicoob Marechal e Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Instituto Sicoob, Augusto Karnopp, a visita agregou muito. “As crianças do Colégio Martin Luther puderam conhecer, ver e entender como funciona uma Cooperativa Mirim por meio do exemplo de outra cooperativa já constituída. Elas ficaram muito felizes e saíram com grandes ideias para aplicar e muitas atividades de produção para desenvolver entre elas.”

A visita contou com apoio do Sicoob Marechal, que será a singular madrinha da Cooperativa Mirim do Colégio Martin Luther, e do Sicoob Meridional, que já madrinha da Cooemoc. Ao todo o encontro reuniu aproximadamente 40 crianças.

Cooperativas Mirins

Cooperativa Mirim é uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Sicoob em parceria com as cooperativas Sicoob locais. Se trata de uma associação de alunos que, sob a orientação de um professor orientador, se unem voluntariamente visando satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo. As cooperativas fundadas são dirigidas e coordenadas pelos próprios alunos e tem por finalidade o desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica que dissemina os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade e obtendo responsabilidades sociais, morais e econômicas. Os alunos produzem trabalhos artesanais e dividem os resultados financeiros proporcionalmente entre os membros da cooperativa.

 

Fonte: Giovanni Froeming/Assessoria 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29