1144x150 %284%29

CIDADANIA

Campeão Sul-Americano de BMX está em Toledo

O atleta participa da final do Campeonato Paranaense e profere palestra aos alunos lassalistas

24/11/2018 - 13:15


Marco Aurélio Tocha, multicampeão da mountain bike ao BMX (Bicicross) é de origem humilde e teve uma infância com muitas privações, mas isso não o impediu de sonhar e lutar. O desejo que sua experiência seja motivação para crianças e adolescentes o leva a diversos cantos do país proferindo palestras em Escolas. E nesta semana, o atleta marca presença em Toledo para participar da final do Campeonato Paranaense e aproveitou para bater um papo com os alunos do Colégio La Salle.

O menino que só aprendeu andar de bicicleta aos 13 anos e só aos 16 anos teve a sua primeira bicicleta, superou as adversidades da vida para ser um campeão em cima de uma bicicleta e tornou-se o melhor atleta Sul-Americano.

Já participou de competições em oito países. A primeira foi na Bolívia no Pan-Americano. Lá Marco Tocha foi o terceiro melhor da América.  Força de vontade e trabalho nunca lhe faltou e em 2007 e 2008 ocupou o segundo lugar no Pan-Americano. “Dez anos depois de eu entrar no bicicross, ter sido considerado o melhor atleta da América, me tornei Campeão Sul Americano”, conta orgulhoso Marco Aurélio Tocha.

Coleciona muitos títulos, mas ainda guarda um sonho. “Meu próximo objetivo é ser campeão mundial. Sonhos são para lutarmos, não importa onde você esteja, mas aonde você quer chegar”.

Com este mesmo entusiasmo, desde 2014, Marco Tocha conversa com crianças e adolescentes de diversos lugares do Brasil. “Meu objetivo é que a minha história possa ser a inspiração para que eles lutem pelos seus sonhos e que transformem sua realidade. Que eles compreendam que o segredo para conquistar os sonhos é acreditar que somos capazes e lutar sempre. Não precisa ser um atleta, mas tem que correr atrás do sonho e fazer sempre o bem. Sempre que semeamos o bem, atraímos o bem”.

O diretor do Colégio La Salle de Toledo, Alvaro Wemann diz que a história de vida de Marco Tocha é inspiradora. “As crianças e adolescentes precisam ser motivadas a olharem para outras realidades, pois podemos aprender muito com este exercício. Tocha mostrou aos nossos alunos que precisamos ser fortes, corajosos e entendermos que o sucesso precisa estar primeiro dentro de nós e aí com entusiasmo podemos superar qualquer adversidade”.

O Colégio La Salle acolhe por meio de palestras ou oficinas experiências que possam ser inspiração para a vida dos seus estudantes e contribuir para sua formação integral.

Marco Aurélio Tocha participa, neste final de semana, da final do Campeonato Paranaense de BMX (Bicicross), na pista do Bicicross Club de Toledo. 

 
Sem nome %281144 x 250 px%29