1144x150 %284%29

SAÚDE

Núcleo ODS lança campanha para Doação de Sangue em Toledo

A proposta é estimular tanto a doação de sangue voluntária

26/11/2018 - 09:22


Com a chegada dos feriados de fim de ano é comum a queda de doadores nos bancos de sangue e hemocentros de todo o Estado do Paraná. Pensando nisso, o Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Toledo (Núcleo ODS) lançou uma campanha para incentivar as pessoas a praticarem essa boa ação que salva vidas com o slongan “Doe+Sangue - Doe Amor de Verdade”.

Segundo a coordenação do Núcleo, a proposta é estimular tanto a doação de sangue voluntária, quanto a participação das pessoas na pedalada pelo fim da violência contra a mulher, que será realizada no dia 02 de dezembro no Parque Ecológico Diva Paim Barth a partir das 8h. O evento faz parte da programação dos 16 dias de Ativismo.

Conciliar a pedalada e a doação de sangue é uma forma do Núcleo trabalhar o ODS 3 - Saúde e Bem Estar. O período da ação também coincide com o Dia Nacional do Doador, que acontece neste domingo, 25 de novembro.

Para aderir a campanha, basta ir até a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Toledo, que faz parte da Rede Hemepar, e informar que foi doar sangue pela campanha da “Pedalada Sustentável”. Esta é a senha para doar em qualquer Hemocentro do Estado.

Estoque Regulado

Segundo a Técnica Administrativa da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Toledo, Iraci Martins dos Reis, sempre há a possibilidade de baixa de doadores nas vésperas de feriados. “Até o momento o estoque de sangue da Unidade de Toledo está regular. Mas, geralmente nas vésperas de feriado existe uma baixa, por isso a necessidade de doação. Nesse período é comum a demanda aumentar e a coleta abaixar. isso acontece geralmente pelo risco de acidentes aumentar no período”, informou.

Esse mês baixou a demanda de 55 para 25 doadores. O serviço tem uma técnica de enfermagem a menos coletando. Essa situação deve ser regularizada o mais breve possível com a convocação de novos servidores pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “A campanha é sempre importante para a divulgação do serviço, pois atendemos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde. Desta forma poderemos manter o estoque de sangue estável para poder atender as redes credenciadas”

Onde e como doar?

De segunda a sexta-feira das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h (com exceção das segundas, que é apenas das 7h30 às 10h30). São disponibilizadas 15 senhas pela manhã e 10 no período da tarde.

Endereço: Rua Almirante Barroso, 2490 – Centro. Para agendar é preciso ter no mínimo 4 e no máximo 5 pessoas interessadas. Menos que isso a pessoa pode ir direto. O telefone para agendamento é (45) 3379-1993.

O que precisa para ser doador

A pessoa deve estar bem de saúde, bem alimentada e pesar mais de 50 kg. Também é necessário ter uma idade entre 16 e 69 anos. Os menores de idade só poderão doar desde que tenham acompanhamento e autorização do responsável legal. As pessoas acima de 65 anos só podem doar se já fizeram doação alguma vez na vida.

Os homens podem doar a cada 60 dias, sendo permitida apenas quatro doação num período de 12 meses. Já as mulheres podem doar a cada 90 dias, sendo permitida no máximo três doações ao ano.

 

Fonte: Prefeitura de Toledo/Assessoria de Comunicação

Sem nome %281144 x 250 px%29