1144x150 %284%29

SAÚDE

Toledo adere ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O momento contará com testes rápidos e orientações

26/11/2018 - 09:28


A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo (SMS), com o apoio da Regional de Saúde, realizará ações para intensificar a orientação e prevenção a Aids, em alusão ao “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”, no dia 1º de Dezembro.  A doença é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções.

Em Toledo, ações entre os dias 3 a 7 de dezembro devem ser focadas na luta contra a Aids. O momento contará com Testes Rápidos e Orientações. A localidade escolhida é a nova Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci, na Vila Pioneiro, ao lado do Mini Hospital. As atividades acontecem das 19h às 21h30.

Segundo a Diretora do Departamento da Atenção Primária em Saúde, Márcia Cristina Guilhem,  as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), na média nacional atinge 37% para a sífilis. “No município de Toledo um aumento de 38% nos casos de sífilis identificados em gestantes. Os testes rápidos é uma ferramenta de trabalho eficaz e rápida para a identificação de uma possível doença”, explicou.

“Neste contexto as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do CISCOPAR, vem ao longo do ano ações continuadas de educação em saúde. Algumas ISTs entre elas, HIV; Sífilis. Hepatite B e C serão identificadas nos Testes Rápidos. Devido às complicações que podem ocorrer durante a gestação os testes são priorizados nas gestantes e seus parceiros”, destacou.

Em Toledo, no ano de 2017 foram coletados 19.461 testes para detecção de ISTs, destes 5.602 para HIV, 4.621 para hepatite B, 5231 para Hepatite C e 3.997 para sífilis. Já em 2018 no período de janeiro á 20 de novembro de 2018, foram realizados 23.346 testes, destes 6140 para HIV, 5.801 para hepatite B, 5.994 para hepatite C e 5411 para sífilis.

No ano de 2017 foram testados 14,74% da população, no ano de 2018 até o dia 20/11/2018 foram testados 17,68% da população. Esses dados são do Sig Saúde  de Toledo.

“Frente a este panorama entendemos que precisamos intensificar as ações voltadas às ISTs”, salientou Márcia.

O que é o Teste Rápido

Este é um procedimento gratuito e sigiloso. No Brasil, mais de meio milhão de pessoas convivem com esta doença, segundo dados do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

O Teste Rápido é realizado por meio de coleta de uma pequena quantidade de sangue. Uma gota, na verdade. Essa amostra é colocada em um local para testagem, e o profissional que está a frente da ação veja se foi eficiente o teste.

Em meia hora o paciente já sabe se há necessidade de um aconselhamento necessário. É aconselhado que pessoas que tenham tido relações sexuais sem a proteção adequada faça o exame. O HIV pode ser transmitido por relações sem preservativo, anais, vaginais e orais. Também pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas.

Além destas formas, também pode acontecer de ser de mãe para filho durante a gestação, durante o parto e na amamentação. Atenção, pois pela transfusão de sangue também pode ocorrer.

1º de Dezembro

Esse é um dia alusivo, implantado em 1980 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o objetivo principal de lembrar e despertar o interesse em ter a conscientização da prevenção a Aids.

Para mais informações sobre a doença e outras infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais clique aqui.

Nova Central de Especialidades

A nova estrutura de atendimento aos cidadãos de Toledo fica localizada na Vila Pioneiro, ao lado do Mini-Hospital. A gestão pública tem trabalhado diariamente para melhorar o setor de saúde no município.

Para a Nova Central de Especialidades, foram investidos mais de R$ 800 mil provenientes da Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos (APLER).

A Central de Especialidades faz parte do Complexo de Saúde da Vila Pioneiro que abrange o Mini-hospital Doutor Jorge Nunes, a Farmácia Comunitária e a Central de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares, que está em construção.

 

Fonte: SeCom

Sem nome %281144 x 250 px%29