Whatsapp image 2019 03 30 at 12.40.46

Autismo selo

AGRICULTURA

Algodão Colorido Orgânico é tema de palestra na UEM

Projeto Diálogos Agroecológicos traz, nesta sexta-feira, dois pesquisadores da Paraíba para discutir produção, processamento e produtos têxteis

28/11/2018 - 16:25


  • Algod%c3%a3o colorido uem

    Foto: UEM

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) promove mais uma edição do projeto Diálogos Agroecológicos, que irá apresentar informações sobre o cultivo do Algodão Colorido Orgânico. As palestras ocorrem nos dias 29 e 30 de novembro, respectivamente, em Londrina, às 9 horas, e em Maringá, 19 horas. No câmpus sede da UEM, a palestra será realizada no anfiteatro II do Bloco J45.

O professor José Ozinaldo Alves de Sena, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, mestrado profissional, explica que o evento traz pesquisadores da Embrapa Algodão, localizada em Campina Grande, na Paraíba. Os palestrantes Nair Helena Castro Arriel e Marenilson Batista da Silva, ambos pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa do Algodão, irão discutir melhorias para o cultivo e demais ações que envolvem o algodão.

Sena coordena também o NADS (Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável) e o Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica (CVT-PR). O professor afirma que são desenvolvidos vários projetos na área com o objetivo de colaborar com os produtores tanto na produção quanto em atividades pós-colheita.

Um dos projetos envolve, por exemplo, o empoderamento feminino por meio da utilização do algodão na confecção de vestuário. Há um projeto piloto em andamento com foco na produção, processamento e por fim nos produtos têxteis. “A produção orgânica quebra o paradigma da monocultura, visto que agrega várias cultivares para aumentar e agregar valor e renda às famílias”, ressalta Sena.

 

Fonte: UEM/Assessoria