Compre casa

TECNOLOGIA

Parque Tecnológico Itaipu inaugura Centro de Tecnologias Transmídias na próxima sexta-feira

Iniciativa é inédita na região e deverá beneficiar toda a comunidade

29/11/2018 - 14:22


  • Proje%c3%a7%c3%a3o de anima%c3%a7%c3%a3o no painel do mirante da itaipu easy resize.com

    Foto: Assessoria/PTI

  • Projeto de ilumina%c3%a7%c3%a3o monumento itaipu easy resize.com

    Foto: Assessoria/PTI

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) inaugura na próxima sexta-feira (30), às 11h, o Centro de Tecnologia em Transmídias, um espaço dedicado à inovação e promoção do desenvolvimento científico e tecnológico, criando uma cadeia produtiva no desenvolvimento de mídias e serviços audiovisuais voltados à comunicação, ao entretenimento turístico, à educação, às artes e à cultura. 

De acordo com o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, o Centro deverá se consolidar como uma estratégia de ampliação do acesso e democratização das informações, além de promover a cultura e o conhecimento técnico-científico. “Esse é um evento de aproximação com a sociedade, a imprensa e a comunidade acadêmica buscando a democratização das informações e tornar os temas antes considerados difíceis, mais acessíveis por meio dessas tecnologias que estamos disponibilizando”, frisou Callado.

A solenidade irá oficializar as atividades que já estão acontecendo no espaço desde o início do ano. Entre as principais ações já realizadas pelo Centro de Tecnologia em Transmídias, destacam-se as apresentações de video mapping, que consistem na projeção de imagens sobre objetos ou superfícies irregulares, tais como estruturas de grandes dimensões, fachadas de edifícios, estátuas, entre outros. Esta técnica já foi aplicada pela equipe que atua no Centro em diferentes ocasiões, como em um tributo à escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, homenageada durante a 14ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, em setembro. 

Também já foram desenvolvidas trilhas sonoras, vinhetas, produções audiovisuais, iluminações especiais e audioguias para atrativos turísticos da Itaipu Binacional. Além disso, encontra-se em fase de finalização um jogo interativo – desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) – que irá abordar a história de Foz do Iguaçu. 

Em constante processo de atualização, as tecnologias de comunicação transmídias demandam de acompanhamento contínuo. Desta forma, o Centro estabelece parceria com universidades para desenvolvimento de pesquisas, metodologias e novas aplicações para o setor. 

“Essas propostas estão dentro das linhas de extensão do PTI junto à comunidade, junto à sociedade, no sentido não só de levar conhecimentos culturais, mas também aspectos científicos e técnicos além das atividades que o PTI desenvolve” explicou o diretor do Parque.

Segundo Sylvia Braga, Gerente do Projeto Cadeia Produtiva em Transmídias, a estimativa é ampliar as ações. “A ideia é que esta iniciativa traga benefícios para toda a comunidade da região, tanto com as produções audiovisuais, disponibilização das nossas estruturas ou a capacitação técnica para o desenvolvimento de novos projetos e pesquisas”.

Web Rádio Água

Faz parte da estrutura do espaço um estúdio de áudio – no qual são realizadas gravações, entrevistas e outros elementos sonoros que resultam em conteúdos que alimentam uma plataforma online (webradioagua.pti.org.br) e também são encaminhados e veiculados em emissoras de rádios comerciais e comunitárias do Paraná.

Especializada na produção de matérias radiojornalísticas de caráter informativo-educativo nas temáticas Água, Energia e Sustentabilidade, desde 2007, a Web Rádio Água vem atuando na criação e consolidação de uma vitrine de conteúdos nos temas propostos, buscando incentivar boas práticas sociais e mudanças de comportamento em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Desenvolvimento Social e Econômico

O Centro de Tecnologia conta com um laboratório equipado com softwares e hardwares de ponta, que permitem o desenvolvimento de pesquisas, ensaios e produções de conteúdos. No local, são desenvolvidas atividades multidisciplinares com diferentes públicos incluindo profissionais, estudantes e pesquisadores da área de audiovisual e projetos sociais como o Trilha Jovem e Vira Vida. 

Em 2019, o Centro vai dar início a formação de jovens e adolescentes, estruturando uma metodologia e um ambiente para formação desse público, atuando na cadeia produtiva de transmídias, fomento à formação profissional e geração de emprego e renda.

Transmídias 

Pode-se dizer que Transmídias é a técnica de comunicar, divulgar, apresentar ou compartilhar informações, utilizando diferentes tipos de mídias e plataformas que se interligam, de modo que uma complementa a outra. Pode ser considerada ainda uma forma de arte que utiliza elementos como iluminação, sonorização, projeção mapeada, animação digital e outras tecnologias de forma convergente, resultando em produções e todo tipo de conteúdo audiovisual, destinados ao público em geral. 

 

Fonte: Assessoria/PTI