Casa de noticias 794x80px

Compre casa

EDUCAÇÃO

UEM se destaca mais uma vez em ranking mundial

A Universidade está entre as melhores na área de Engenharia e Tecnologia

30/11/2018 - 14:40


  • Uem

    Foto> UEM/Arquivo

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) ocupa, mais uma vez, classificação de destaque no ranking da revista inglesa Times Higher Education - World University Ranking (THE-WUR). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (29) e classifica universidades nas áreas de Engenharia e Tecnologia.

No 2019 THE Engineering & Technology Subject Ranking, foram citadas 28 universidades brasileiras. Entre as estaduais públicas, a UEM ocupa a quinta colocação, atrás da Universidade Estadual de Campinas, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O World University Rankings by subject, apresenta classificação por área do conhecimento. Dentre as 11 áreas, a UEM está classificada em cinco: Clinical, Pre-clinical & Health; Life Sciences; Physical Sciences; Psychology; e Engineering & Technology. As divulgações foram realizadas ao longo do ano.

A Universidade ficou entre as 800 melhores dentre as que foram analisadas. Os dados referentes a Engineering & Technology reúnem informações de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UEM nessa área. “A divulgação dos rankings nos faz analisar os dados institucionais e verificar os nossos pontos fortes, bem como pontos que precisam de planejamento e proposições de ações de melhoria. Eu ressalto, como ponto forte, a transferência de conhecimento, medida por meio de convênios com instituições estaduais, federais e privadas e, como pontos que precisamos melhorar, a qualidade e divulgação da pesquisa realizada na instituição por meio do indicador de citações”, ressalta Márcia Samed, coordenadora de Planos e Informações da UEM, setor ligado à Assessoria de Planejamento.

As áreas são formadas por indicadores de desempenho agrupados em cinco itens: ensino (o ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, captação de recursos em agências de fomento e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa) e convênios com outras instituições (transferência de conhecimento).

Em setembro de 2018, a revista publicou o World University Ranking 2019, projeto que abrange todas as áreas juntas, momento em que a UEM foi a sétima melhor universidade estadual pública do Brasil.

 

Fonte: UEM/Assessoria