Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Projeto Cmei Cárie Zero ensina lições para um sorriso saudável

92% das crianças atendidas estão livres de cáries

07/12/2018 - 09:27


Os resultados do Projeto Cmei Cárie Zero foram apresentados nesta quarta-feira (05) no Auditório Acary de Oliveira, da Prefeitura Municipal. O projeto atendeu 28 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) durante o ano de 2018, e é fruto de uma parceria intersetorial entre as Secretarias de Saúde e Educação. Ao todo 2245 crianças foram atendidas no projeto, ou seja, 100% dos alunos dos Cmeis do município.

De acordo com os resultados apresentados, 92% das crianças atendidas estão livres de cáries, e ainda contou com a participação ativa de 555 pais de alunos. Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal, Juciliane Angonese, os resultados foram satisfatórios, visto que apenas 8% das crianças precisaram ser encaminhadas para tratamento odontológico. “Esse percentual é perfeitamente aceitável, haja vista que em algumas cidades o número chega a 50%. O projeto nos possibilitou identificar regiões de Toledo onde a incidência de cáries é maior, o que nos sugere a concentrar os esforços nesses locais”, afirma Juciliane.

Esta é a primeira edição do projeto, cujo ponto de partida foi realizar uma avaliação da saúde bucal das crianças, e as que apresentaram cárie foram encaminhadas para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para tratamento odontológico. Paralelamente foram realizadas atividades lúdicas sobre saúde bucal, escovação, palestra de orientação para os pais, e capacitação para os professores.

Juciliane ainda comenta que foi identificado que a incidência de cáries aumenta junto com a idade, o que faz necessário acompanhar também outras faixas de idade. “Temos previsão para em 2019 estender o projeto para os alunos de Pré escola, mas sem deixar de atender os Cmeis”, ressalta a Coordenadora.

Para a Secretária de Educação, Edna Schaeffer Amaral, os efeitos do projeto vão além de dentro dos Cmeis, sendo levados para casa pelas crianças que orientam os pais e envolvem toda a família no processo. “Isso faz com que a abrangência do projeto vá além dos números já calculados”, complementa. Programa Saúde na Escola 

O Projeto Cmei Cárie Zero faz parte das ações do Programa Saúde na Escola, ação conjunta das Secretarias de Saúde e Educação. Confira a lista das 12 ações que constituem o programa:

  1. Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;
  2. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
  3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
  4. Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
  5. Prevenção das violências e dos acidentes;
  6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
  7. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
  8. Verificação e atualização da situação vacinal;
  9. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
  10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
  11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
  12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

 

Fonte: Assessoria/Prefeitura de Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29