Img 3650

CIÊNCIA

Tecpar lança marco inicial do Espaço Memória

O projeto visa valorizar a cultura científica produzida no Paraná

13/12/2018 - 18:23


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) lançou nesta quinta-feira (13) o marco inicial do Espaço Memória, projeto criado para valorizar a cultura científica produzida no Paraná a partir da memória institucional do Tecpar. A primeira fase do projeto apresentou uma exposição de como será o espaço cultural e educativo que será instalado no câmpus CIC, sede da empresa.

Fundado em 1940, o Tecpar é uma instituição de ciência e tecnologia referência na área da saúde, no desenvolvimento tecnológico e inovação e no apoio ao empreendedorismo tecnológico inovador. Devido ao seu envolvimento na área de ciência e tecnologia ao longo de décadas, dispõe de um acervo que já soma mais de 65 mil itens.

Segundo o diretor-presidente do instituto, Júlio C. Felix, muitos destes itens que trouxeram avanços à ciência e tecnologia paranaense e brasileira serão disponibilizados à exposição no Espaço Memóriaa. “O Tecpar tem 78 anos de atividades e com o Espaço Memória vai oferecer às crianças e aos jovens um estímulo para a ciência. O local terá exposições permanentes e itinerantes, experiência sensorial, acessibilidade e interação virtual”, disse.

O coordenador da Comissão de Desenvolvimento do Espaço Memória, Gudrian Lima, explicou que o planejamento é executar a implantação do Espaço Memória em 30 meses. “Estamos levantando os itens que comporão o acervo e estabelecendo como serão as atividades educativas deste espaço que valoriza os ativos intangíveis do instituto”, salientou.

Na ocasião do lançamento do projeto, o Tecpar assinou junto à Secretaria de Estado da Cultura e à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior um acordo de cooperação técnica e científica para dar apoio à implantação do Espaço.

Renato Carneiro Jr., diretor do Museu Paranaense e coordenador do Sistema Estadual de Museus, disse que locais como o Espaço Memória são "casas de sonhos". "Estou vendo o sonho do Tecpar se materializar neste espaço que vai preservar a história e eternizar as conquistas da instituição".

CONCEITO - O Espaço Memória, que deverá ser inaugurado em 30 meses, terá como público-alvo clientes, parceiros, a comunidade escolar e científica. A entrada será gratuita e contará com visitas mediadas em exposições temáticas e cronológicas.

A implantação do projeto busca ainda promover ações educativas, como a disponibilização para estudantes do "Kit Cientista", que será composto por itens de experimentação, com material didático e jogos educativos.

O Espaço Memória conta com uma página no Facebook para divulgar o andamento do projeto. Conheça a página e curta neste link: goo.gl/QSAqXG.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29