Casa de not%c3%adcias 1144x150

LITERATURA

UTFPR arrecada livros para abastecer o projeto Geladeiras Literárias

Mais de três mil livros foram doados com o intuito de oportunizar o acesso à leitura da população

20/12/2018 - 14:17


Os acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Toledo – realizou uma campanha de arrecadação de livros para colaborar com o projeto Geladeiras Literárias, da Prefeitura de Toledo. A ação resultou na angariação de três mil exemplares de livros, que serão distribuídos nos pontos do projeto.

A mobilização teve início no segundo semestre de 2018 quando aproximadamente 60 formandos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Matemática, Tecnologia de Sistemas para Internet e Processos Químicos se reuniram para arrecadar livros infantis, infanto-juvenis e gibis com o intuito de oportunizar acesso à leitura da população.  

O formando em Engenharia Civil e representante do grupo, Matheus Fajardo Bortoli, disse que os alunos da UTFPR, além de organizarem eventos científicos, também promovem ações sociais que possam beneficiar a comunidade local ou regional, sejam projetos elaborados pelos Centros Acadêmicos, pela Atlética Raposa ou qualquer outra entidade estudantil. “O diferencial é sempre ajudar e dar melhores condições ao próximo”, relatou o estudante.

Arrecadação

Como estratégia adotada pelos acadêmicos, foram arrecadadas doações em dinheiro, em seguida foram convertidas integralmente na aquisição de novos livros. Também houve o recolhimento de livros e gibis usados. O número superou as expectativas dos integrantes do projeto.

Ainda segundo Matheus Bortoli, o que motivou a equipe para conquistar tamanho resultado, foi a vontade de promover o incentivo à leitura e ao estudo por meio desses livros. "Espera-se que esses materiais estimulem as crianças para que, no futuro, almejem entrar em uma universidade, na busca da realização de seus sonhos”, destaca o formando.

A Coordenadora de Cursos, Mara Oliveira, ressaltou que “esses livros irão fomentar nosso projeto de contação de histórias infantis no CEU das Artes, pois recebemos vários exemplares que beneficiarão as crianças do Santa Clara IV, do Jardim Europa e Região. Estamos muito agradecidos por oportunizarem a continuidade de nosso projeto”, agradeceu.

 

Por: Redação com informações da Prefeitura de Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29