Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Vacinação contra paralisia em Toledo ultrapassa meta nacional

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite termina nesta quinta-feira (30), em todo o Brasil. A meta nacional de vacinação era de que 95% das crianças de 0 a 4 anos recebessem a primeira dose. Em Toledo, 7.361 crianças foram imunizadas nesta primeira etapa. Esse número representa 97,2% do público alvo, 2,2% a mais que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS).

29/06/2011 - 14:01


A segunda etapa da campanha acontece dia 13 de agosto. Nesta data todas as crianças precisam voltar aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Carmem Garbin, todas as crianças devem receber a segunda dose para garantir a imunidade. “É importante que todas as crianças tomem a segunda dose, para garantir altos níveis de anticorpos, como defesa. Essa segunda vacina é um reforço necessário. Somente a primeira dose não é suficiente para imunizar as crianças”.

Campanha
Está é a 32ª campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Há pelo menos 20 anos o Brasil não registra casos da doença, também conhecida como paralisia infantil. A poliomielite é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, crianças com menos de 5 anos. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados. No organismo ela invade o sistema nervoso e provoca paralisia e deformação no corpo. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas, mas continuam contaminando outras pessoas. A única maneira eficaz de proteção contra o vírus é através da vacina.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29