1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

EDUCAÇÃO

Estudantes desenvolvem aplicativo para incentivar leitura

Atividade de educação empreendedora e empreendedorismo é ofertada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte em 64 escolas

11/01/2019 - 13:14


Um aplicativo que possibilite ter na palma da mão, gratuitamente, centenas de livros didáticos e de literatura de domínio público. Esse foi o projeto desenvolvido por estudantes do Colégio Estadual Primo Manfrinato, em Cianorte (no Noroeste do Paraná) como trabalho final das aulas de Educação Empreendedora oferecidas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte em parceria com o Sebrae Paraná.

As atividades complementares de educação empreendedora, que contribuem para incentivar o protagonismo juvenil por meio de novas metodologias de ensino e aprendizado, serão oferecidas pelo quarto ano consecutivo para 64 escolas estaduais, duas de cada Núcleo Regional de Educação (NRE).

As aulas de educação empreendedora acontecem duas vezes por semana no turno complementar, período em que os estudantes não estão em sala de aula. No final do ano letivo eles apresentam os trabalhos desenvolvidos para a comunidade escolar. Um desses projetos foi o aplicativo OnBook, que possibilita o acesso dos alunos, professores e funcionários a livros didáticos de domínio público.

A iniciativa dos estudantes contribuiu para ampliar o acesso a novos acervos literários, incentivar o hábito da leitura e promover a interação da escola com a comunidade que também pode usar o aplicativo. “Essa metodologia contribui para o desenvolvimento do aluno porque desperta neles a vontade de criar algo novo e de empreender e esses conhecimentos eles vão levar para a vida fora da escola”, disse o professor Emerson Tolentino de Matos, que é responsável pela atividade.

Durante as aulas, os estudantes são desafiados a desenvolver ações que causem impacto na comunidade. “Eles fazem o diagnóstico de uma necessidade na escola ou comunidade e desenvolvem ações para resolver o problema apontado. Essa atividade contribui para despertar no aluno a vontade de desenvolver coisas novas que possam transformar a sociedade”, disse Emerson.

NA PALMA DA MÃO - No aplicativo são disponibilizados os links para os arquivos no formato em PDF de obras de domínio público (obedecendo a lei dos direitos autorais). Além do acervo literário, a ferramenta também oferta uma área para apresentação do projeto, agenda, notícias da escola, "fale conosco" e os créditos. O app pode ser acessado no endereço: app.vc/onbook.

O objetivo da ferramenta é incentivar a leitura e ampliar o acervo disponível para a comunidade escolar. “Tenho uma grande paixão pela leitura e gosto sempre de incentivar a prática. É gratificante poder incentivar o hábito da leitura em outros por meio de uma ferramenta que ajudei a desenvolver”, afirmou a estudante Kauane Moraes Bernardo, de 16 anos, do 3° ano do Ensino Médio.

NA REDE – A Educação Empreendedora/Atividade Empreendedorismo é um Programa de Atividade de Ampliação de Jornada Escolar ofertado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) em 64 escolas estaduais de todas as regiões do Estado.

O objetivo da oferta da modalidade de ensino é possibilitar a ampliação de tempos e espaços de aprendizagem por meio de práticas pedagógicas interdisciplinares que desenvolvam o protagonismo juvenil e as potencialidades empreendedoras, articuladas aos conhecimentos necessários para a formação humana integral dos 5,8 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio atendidos pelo programa.

 

Por: AEN

Sem nome %281144 x 250 px%29