Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Conferência vai discutir segurança alimentar em Toledo

Donos de restaurantes, produtores rurais, frigoríficos, lacticínios, entre outros interessados deverão participar da I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Toledo, no dia 15 de julho, no Centro de Revitalização da Terceira Idade do Jardim Coopagro.

30/06/2011 - 13:58


A programação será realizada das 8h às 17h, e deverá reunir pessoas diretamente ligadas à produção, comercialização e manipulação de alimentos em Toledo. A conferência local terá o mesmo tema que a regional, estaduais e federal, enfocando a alimentação adequada e saudável como um direito de todos. Cada entidade poderá participar com até dois representantes, na condição de delegados, os quais deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Agropecuária ou encaminhar email para agricultura@toledo.pr.gov.br.
A realização da conferência atende exigência legal, de acordo com orientação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mas mais que isso é uma oportunidade para discutir temas relacionados à alimentação e a qualidade do que consumimos, avalia a médica veterinária Eliane Sperafico, membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Toledo e integrante da comissão organizadora. “Vamos discutir e avaliar a qualidade dos alimentos que as pessoas estão consumindo, desde a produção até a mesa do consumidor”, afirma ela. A maior preocupação, acrescenta Eliane Sperafico, é produzir alimentos de qualidade, sem o uso de agrotóxicos, com água de qualidade, e também o cuidado na manipulação destes alimentos, para que cheguem à mesa do consumidor final com as suas propriedades preservadas.
O evento é aberto a todos os interessados e contará com a presença do escritor, professor universitário e integrante da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), Írio Luiz Conti. Ele também é consultor do MDS e integrante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
A conferência tem uma importância ainda maior em Toledo em função do funcionamento dos cinco restaurantes populares, que servem cerca de 2,5 mil refeições por dia, o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), que envolve cerca de 250 pequenos produtores rurais na produção e comercialização de alimentos para os restaurantes, merenda escolas e entidades sociais. Organizados em uma cooperativa, os produtores também participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que vende produtos da agricultura familiar para a produção de refeições para a merenda escolar.
Os interessados em participar da conferência poderão preencher e encaminhar a ficha de inscrição à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, anexa ao convite encaminhado para as entidades. Mais informações também podem ser obtidas através do fone 3055-8829.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29