1144x150 %284%29

SAÚDE

Alimentação saudável é essencial para saúde dos olhos

Uma dieta nutritiva e rica em vitaminas auxilia no bom funcionamento da visão

11/02/2019 - 14:05


Quando somos criança ouvimos frequentemente nossos pais ou avós nos falarem “Come tal coisa, que faz bem para a vista”. Acontece que não era apenas uma estratégia para nos fazer comer frutas e verduras. Uma alimentação correta está diretamente ligada à saúde dos olhos.

O oftalmologista do Hospital da Visão de Toledo (HVT), Gláucio Bressanim, revela que diversos alimentos são combatentes de doenças oculares. “Uma alimentação inadequada falha em fornecer todos os nutrientes necessários para uma vida saudável, inclusive no que tange à saúde ocular”, comenta ele.

Uma dieta rica em peixes, por exemplo, estimula a boa circulação sanguínea, fazendo com que as estruturas oculares recebam oxigênio. “Além disso, alimentos ricos em vitaminas A, B, D e E, também auxiliam no combate dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce”, explica o oftalmologista.

Frutas, verduras e legumes de coloração verde e amarela, como laranja, couve e acelga, também são alimentos que previnem a danificação da mácula, que é o ponto central da retina responsável por nos permitir enxergar as cores. “São formas naturais de promover saúde ocular. Ao ingerir alimentos nutritivos e ricos em vitaminas estamos fazendo com que os nossos olhos, bem como nosso organismo em geral, trabalhem da melhor forma possível”, finaliza Dr. Gláucio Bressanim.

Sobre Doutor Gláucio Bressanim

Gláucio Bressanim é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também fez residência entre 2004 e 2007. É especialista em inflamação intraocular (Uveíte) pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e em Retina e Vítreo pela Universidade de São Paulo (USP). Atua no Instituto da Visão de Cascavel desde 2009 e desde 2011 atende também no Hospital da Visão de Toledo.

 
Sem nome %281144 x 250 px%29