1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

PTI sedia 1º Seminário Técnico sobre Economia Circular

Evento vai abordar ações que envolvam possibilidades de renda e de novos negócios por meio do reaproveitamento de recursos de produção

18/02/2019 - 11:08


Na próxima sexta-feira (22), o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) sedia o 1º Seminário Técnico sobre Economia Circular. A ação, que envolve a apresentação de possibilidades de renda e de novos negócios por meio do reaproveitamento de recursos de produção, é realizada em parceria com o Instituto Aplicado de Gestão e Fluxo de Materiais (IfaS), da Alemanha, e é aberta para toda a comunidade.

O evento integra o cronograma da semana de trabalho entre integrantes do IfaS e o PTI, com o intuito de identificar instalações e projetos do Parque relacionados à economia circular. Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, técnicos de ambas as instituições participam de oficinas, reuniões e capacitações internas, juntamente com autoridades e lideranças locais. As atividades se encerram na sexta-feira (22), por meio da palestra de conscientização a ser realizada no PTI, com entrada gratuita e emissão de certificado aos participantes.

A metodologia da economia circular baseia-se no reaproveitamento de recursos produtivos, por meio da reciclagem e reutilização de materiais para diminuir a geração de resíduos. Dessa forma, a Economia Circular visa romper com o conceito da economia linear, comumente baseada no modelo de produção de extração, produção e descarte.

Embora o conceito ainda seja pouco conhecido no Brasil, o modelo tem o potencial de geração de negócios e investimentos em áreas cruciais para o desenvolvimento das cidades como, por exemplo, o ramo turístico em Foz do Iguaçu.

De acordo com o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado Afonso, o evento representa "mais uma etapa do processo de internacionalização do nosso Parque Tecnológico com um tema que está na agenda internacional da produtividade e sustentabilidade."  

A mostra, a ser realizada por palestrantes do IfaS, tem foco nos métodos de gestão e financiamentos voltados para a criação de empregos, acesso a fundos públicos disponíveis, entre outros planos de ação. 

 

Por: PTI/Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29