1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

TECNOLOGIA

Biopark promove Fórum sobre produção de queijos finos

O evento é destinado para empresários, estudantes e pecuaristas leiteiros de toda a região Oeste

 

 

18/02/2019 - 16:43


O mercado de queijos finos está crescendo no país e o sabor especial está ganhando espaço no cardápio. Para acompanhar esse segmento em evolução, será realizado no dia 14 de março um Fórum de Desenvolvimento Regional em Produção de Queijos Finos, nas dependências do Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências, em Toledo. O evento vai discutir o potencial que o mercado de queijos finos representa para a economia da região Oeste do Paraná, com o objetivo de incentivar a produção de queijos de alto valor agregado.

 

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de queijos, revela a Gerente de Pesquisa do Biopark, Maike Montanhini, mas conforme ela aponta, a média de consumo brasileiro é de apenas 5,5 quilos por habitante ao ano. “É pouco, se comparado com a Argentina, onde a média é de 11,5 quilos por habitante ao ano”, descreve.

 

Ela também explica que são diversos os queijos finos - principalmente de origem europeia – que já integram o cardápio dos brasileiros em decorrência dos investimentos feitos por alguns fabricantes e difusão da culinária étnica. “Dentre os queijos especiais, o mais produzido é o parmesão. Mas também os queijos camembert, gorgonzola e gruyère apresentam índices de crescimento expressivos nos últimos anos”, aponta a gerente.

 

Fórum de Desenvolvimento Regional

 

O Fórum de Desenvolvimento Regional em Produção de Queijos Finos contará com palestras ministradas por profissionais e pesquisadores a área, inclusive com palestrante internacional. O consultor M. Béland, do Céntre d´expertise Fromagère du Quebec (Canadá) fará uma apresentação sobre como agregar valor ao leite a partir da produção de queijos finos. E o tema “Importância do controle do rebanho leiteiro na qualidade do leite” será abordado pelo prof. Newton Pohl Ribas da UFPR-Curitiba.

 

Produção de Queijos Finos

 

O Fórum faz parte do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Queijos finos, idealizado pelo fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi. São parceiros o Programa Oeste em Desenvolvimento e Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

 

O objetivo é motivar indústrias e produtores de leite de diferentes portes a investir na produção de queijos finos e especiais, ampliando o mercado de queijos e tornando a atividade leiteira mais sustentável.

 

Um laboratório de pesquisa está sendo montado nas dependências do Biopark para dar suporte técnico por meio do desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

 

Mais Informações

Fórum de Desenvolvimento Regional em Produção de Queijos Finos

Dia: 14 de março de 2019.

Horário: 13h30 às 17h30

Local: Biopark – Toledo/PR

Evento gratuito.

Inscrições nos sites: www.biopark.com.br  e www.oesteemdesenvolvimento.com.br

Mais informações: (45) 2103-5822 / e-mail: secretaria@cepbio.com.br

Sem nome %281144 x 250 px%29