1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

LITERATURA

Professor da FAG Toledo lança livro sobre a malandragem brasileira na literatura

Trabalho analisou aspectos de obras clássicas de escritores como Mario de Andrade, Lima Barreto e Manuel de Almeida

22/02/2019 - 14:27


O professor Valdinei Arboleya, docente dos cursos de Pedagogia e Administração da FAG Toledo acaba de lançar o livro “O homem cordial e a formação do povo brasileiro. Um percurso literário do malandro”, pela Editora Novas Edições Acadêmicas.

O trabalho resume sua dissertação de mestrado na área de literatura e formação de leitores. “É um trabalho que analisa aspectos históricos na formação do país, da malandragem e do que chamam de jeitinho brasileiro”, explica, ressaltando que as questões são resgatadas a partir do livro “Macunaíma”, escrito em 1928 por Mario de Andrade. A obra é o grande expoente do trabalho de pesquisa. “Eu busquei uma reflexão sobre a formação do estado patrimonial e não estado de direito e como isto, historicamente, interfere na formação da cultura do Brasil na prática”, comenta.

A malandragem brasileira está registrada em outras obras importantes da literatura, também abordadas pelo professor. Destaque para o livro “Memórias de um sargento de milícias” romance de Manuel Antônio de Almeida publicado em 1854. As obras de Lima Barreto que trabalham com a temática também estão citadas no livro de Arboleya. “Um trabalho que busca perceber como estes aspectos culturais surgiram ainda no Brasil colônia e como a literatura vai se incorporando destas questões que são reais, sociais, visíveis e que são abordadas, muitas vezes, como critica daquela sociedade”, analisa.

 

 

Por: Álvaro Soares/Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29