1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Nova turma recebe certificado do Proerd

Cerca de 650 alunos do quinto ano de 11 escolas de Toledo vão receber neste sábado (2), às 14h, o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A entrega do diploma será em cerimônia com a presença de autoridades e familiares, no Teatro Municipal.

01/07/2011 - 13:32


Ao receberem os certificados, os alunos fazem um juramento em que se comprometem com os pais, professores, a própria comunidade a se manterem afastados da violência e das drogas. O Proerd é um programa da Polícia Militar (PM) em parceria com o município e escolas de Toledo e região.
Conforme o soldado e instrutor do programa, Pedro Ari da Silva, durante três meses as crianças têm aulas uma vez por semana, seguindo uma cartilha produzida pela prefeitura, através da parceira com a Secretaria de Educação. Outro soldado que também participa do programa é instrutor Nelson Bressolin. Todo esse trabalho é coordenado pelo tenente Rafael Geller Dornelles, comandante da Patrulha Escolar e do Proerd em Toledo e região.
Segundo Pedro Ari, o resultado deste trabalho é gratificante, pois ele acredita na mudança na vida de muitos jovens. “Podemos perceber, através de depoimentos, que os alunos que tiveram aulas no Proerd tiveram uma mudança positiva de comportamento e demonstraram mais respeito e consideração ao próximo”.
Para a secretária de Educação, Janice Salvador, a receptividade escolar, quanto ao projeto, é excelente. “O modo em que o Proerd desenvolve as atividades, com as crianças, de maneira lúdica e apropriada à idade, resultam num comportamento mais adequado. Nós temos observado nos últimos anos, nos casos de danos às escolas e patrimônio público, reduziu imensamente. Acreditamos que uma parcela desta diminuição se deve ao Proerd”. A secretária acrescenta que o Programa está consolidando-se, integrando a proposta das escolas de levar mais educação no que se refere à violência e ao enfrentamento às drogas. “Por esta razão, o Programa é muito bem aceito pelos diretores, professores e pela Secretaria de Educação. Está sendo desenvolvido um excelente trabalho e, por conta disso, o resultado desta ação é visível”.
Somente na escola municipal Henrique Brod, cerca de 150 crianças irão receber o certificado de conclusão do curso. Uma das maiores mudanças percebidas nas crianças, conforme a coordenadora da escola, Ilza Aparecida de Moura Mesquita, é o comportamento frente aos professores, funcionários, familiares e amigos. “O projeto é extremamente importante, pois já sentimos as mudanças. As crianças que tinham alguma dificuldade em sala, em relação ao comportamento, tornaram-se menos agressivas, mais respeitadoras. Esse programa está sendo excelente para a escola”, testemunha.

Proerd
Criado em 1983, o programa funciona em 62 países e formou mais de 100 milhões de pessoas, segundo informa o PM Pedro Ari. Em Toledo, 10.168 crianças já participaram do curso. A estimativa é de que todas as crianças da rede municipal, ao concluir o quinto ano, terão participado do Proerd. Nesta formação, participaram do curso estudantes das escolas municipais Tomé de Souza, Duque de Caxias, Osvaldo Cruz, Washington Luiz, Miguel Dewes, Orlando Luiz Bazei, São Dimas, São Luiz, Henrique Brod, Tancredo Neves e os colégios Incomar, La Salle e Funet.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29