Casa de not%c3%adcias 1144x150

Capacitação ajuda empresários de Cascavel no controle das finanças

Cerca de 30 empresários e gestores de micro e pequenas empresas de Cascavel e municípios vizinhos tiveram a oportunidade de conhecer melhor algumas ferramentas essenciais para o controle financeiro de seus negócios. A capacitação em “Controles Financeiros Essenciais”, do Sebrae/PR, aconteceu de 27 a 29 de junho, no escritório da entidade em Cascavel.

01/07/2011 - 14:14


A capacitação, indicada para empresas de todos os segmentos, teve um total de 12 horas de treinamento e oportunizou aos participantes uma visão geral sobre a gestão financeira da empresa; o controle de caixa, como contas a pagar e contas a receber; possibilitou orientações de como fazer o registro e movimentação de fluxo de caixa; além de ensinar como controlar estoques e elaborar um plano de ação financeira.
Sócia-proprietária de uma instituição de ensino em Cascavel, a empresária Ilenícia Esteves de Lima, foi uma das participantes do treinamento. “Somos três sócias e todas participaram da capacitação. Foi muito importante ouvir orientações de um especialista sobre finanças. Conhecíamos sobre alguns dos temas, mas aprendemos que existem formas mais fáceis e eficazes para lidar com a gestão financeira da empresa”, argumenta.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Kelen Gaffuri, um dos desafios encontrados pelos empresários de micro e pequenas empresas é quanto a organização do negócios. “Normalmente, eles acumulam diversas funções em seus negócios. É geralmente, o próprio empresário quem recebe, compra, cobra, vende, entre outras atividades. Dessa maneira, torna-se mais difícil fazer a gestão financeira da empresa, pois o tempo para se dedicar a essa tarefa tão importante acaba ficando mais curto”, explica a consultora.
Para Ilenícia Esteves de Lima, a parte prática, ao final da capacitação, possibilitou confrontar o que ela fazia antes do treinamento e o que vai começar a fazer. “Começamos pequenos, mas a empresa cresce e é preciso reavaliar procedimentos. Agora, vou deixar muitas anotações de lado para informatizar os dados da empresa. Confiar na memória, anotar e não passar para o computador já é passado para a nossa gestão financeira, daqui por diante”, assegura.
Além da questão da organização e falta de tempo dos empresários, o treinamento auxiliou a sanar outras dúvidas, como análises de indicadores financeiros e a importância da informação antes da tomada de decisão na área financeira, destaca Kelen Gaffuri, do Sebrae/PR. “A utilização dos recursos aprendidos na capacitação permite que o empresário acompanhe o crescimento do seu negócio. Sanando as dúvidas financeiras, ele pode investir e melhorar o desempenho da empresa”, assinala.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29