1144x150 %284%29

ECONOMIA

Fomento Paraná renova parceria com a Garantioeste

A iniciativa possibilitará melhores condições para acesso ao crédito aos micro e pequenos empresários.

22/03/2019 - 17:29


O convênio foi assinado pelo presidente da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves - que estava acompanhado da assessora de Relações Institucionais, Emília Belinati -, e pelo presidente da Garantioeste, Edson Carollo. Também estavam presentes no ato de assinatura o presidente da ACIT, Marcos Destefeni, os diretores Gilberto Menoncin e Cristiano Dall’Oglio da Rocha e colaboradores da entidade, o presidente da SGC Central, Augusto Sperotto, o conselheiro Danilo Gass, e equipe técnica da Garantioeste.

Por meio do convênio, a Fomento Paraná poderá receber cartas de garantia da Garantioeste, necessárias no processo de concessão de crédito e de linhas de financiamentos aos empreendedores.
Neves ressalta que a parceria está sendo retomada após um período em que ficou paralisada, em função de reestruturações na instituição. Segundo ele, a partir da flexibilização de algumas regras  de acompanhamento neste modelo de negócios, a medida torna-se  oportunidade de grande importância para pulverizar o crédito e disponibilizar recursos visando movimentar a economia. 

“Fomos parceiros desde o início da criação deste sistema alternativo de garantias, que foge do modelo tradicional do mercado. Precisamos apoiar os empreendimentos, movimentar a economia na região oeste e acreditamos que a renovação dessa parceria é extremamente importante, vai gerar a relação do ganha-ganha. Ganhamos por ter novos clientes para a Fomento, a Garantioeste ganha em função do cumprimento de sua finalidade e também beneficia a comunidade empreendedora, com recurso bom e barato”, destaca o presidente da Fomento Paraná.

Conforme o presidente da Garantioeste, Edson Carollo, a renovação da parceria demonstra a credibilidade de ambas as instituições, possibilitando um trabalho em conjunto que beneficia os micro e pequenos empreendedores com garantias que proporcionam taxas menores para obtenção de crédito. “Significa a renovação do voto de confiança na nossa garantidora, que resultarão em bons negócios por meio do volume de dinheiro que será movimentado através dessas operações”, frisa.

A Garantioeste

Com sede em Toledo e atualmente a maior do Brasil, a Garantioeste abrange 69 municípios. Foi implantada há cerca de oito anos pela parceria das associações comerciais de Toledo (ACIT), Cascavel (ACIC) e Foz do Iguaçu (ACIFI), com o incentivo do Sebrae e com a colaboração do Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste (IDR-Oeste).

A estimativa é de que neste período de atuação, a Garantioeste propiciou economia de R$ 24 milhões a tomadores de crédito. 

Criação da SGC Central

O Paraná conta atualmente com seis sociedades garantidoras operando e mais duas estão encaminhadas para formalização. No Brasil, são 11 ativas, com perspectiva de chegar a 22 até 2020.

O crescimento das garantidoras no país levou à necessidade de organizar e padronizar as Sociedades Garantidoras de Crédito. Para isso, foi criada a SGC Central, que atuará no âmbito do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraíba. Essa Central passou a ser do Brasil e o primeiro presidente eleito é o toledano e ex-presidente da ACIT e do Sicoob Meridional, Augusto Sperotto, fundador e primeiro presidente da Garantioeste.

Cartas de garantia para associados da ACIT
No final do ano passado, a ACIT firmou parceria com a Garantioeste, possibilitando que a garantidora emita cartas de aval para que seus associados tenham acesso facilitado a financiamentos com taxas de juros diferenciadas.
A entidade também negociou taxas de juros especiais junto às cooperativas de crédito Sicoob Meridional e Sicredi Progresso. Para operações exclusivas aos associados da ACIT, efetuadas com cartas de garantia fornecidas por meio da Garantioeste, a taxa de juros para parcelamento em até 12 meses é de 0,80% ao mês; para parcelamento de 24 meses: 0,90% ao mês. Até o momento, cerca de 100 associados já foram beneficiados por esse produto.

 
Sem nome %281144 x 250 px%29