Casa de not%c3%adcias 1144x150

TECNOLOGIA

Empresas apoiadas pela Intec são destaque na Feira da Inovação

Apoiadas pela Incubadora Tecnológica do Tecpar, elas estão entre as 14 startups que expõem seus produtos, soluções e serviços durante os três dias do evento, em Curitiba. A feira faz parte das comemorações do aniversário da capital paranaense.

 

28/03/2019 - 21:19


Três empresas apoiadas pela Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) estão entre os destaques da Feira da Inovação, que teve início nesta quinta-feira (28) e segue até sábado (30), no calçadão da Rua XV de Novembro, em Curitiba. O evento, que faz parte das comemorações aos 326 anos da Capital, reúne startups curitibanas, universidades, representantes da economia criativa e da prefeitura.

As empresas Beetols, Smart Matrix e Hi Technologies – que passaram pela Intec, estão entre as 14 startups que expõem seus produtos, soluções e serviços durante os três dias do evento.

Para o diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues, a trajetória bem-sucedida das empresas que recebem apoio da Intec atesta a eficiência do trabalho realizado pelo instituto junto aos novos empreendedores. “O suporte tecnológico disponibilizado pela Intec é uma importante ferramenta de apoio ao empreendedorismo no Paraná, além de contribuir para criar um ambiente favorável à inovação e novos negócios”, afirmou Rodrigues.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, todas as startups da Feira de Inovação também marcaram presença no Smart City Expo Curitiba 2019, realizado na semana passada, e integram o Vale do Pinhão, movimento do município para promover ações de cidades inteligentes.

A Agência Curitiba, órgão ligado à prefeitura, é responsável pela organização do evento. A programação conta ainda com um desfile de moda em homenagem à cidade e participação de duas equipes de competição da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que estão expondo veículos com eficiência energética, construídos por estudantes.

INTEC - Primeira incubadora de base tecnológica do Paraná e quinta do Brasil, a Intec já deu suporte a mais de 100 negócios ao longo da história. Atualmente, quatro empresas participam do programa de incubação com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas.

No ano passado, a Intec recebeu o certificado do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), que atesta que a incubadora tem capacidade para prospectar e selecionar boas ideias e transformá-las em negócios inovadores

Para participar do processo de incubação, a empresa ou empresário deve se candidatar atendendo as regras previstas nos editais da Intec, que podem ser acessados pelo endereço eletrônico: intec.tecpar.br/novo/

Saiba mais sobre as startups de empreendedores que passaram pela Intec e que estão expondo na Feira de Inovação:

Hi Technologies - A empresa deixou a instalação na incubadora em 2015 para ganhar sua sede própria, depois de ter aumentado seu faturamento em 300% ao ano desde 2010, com apoio do Tecpar.

Oferece o Hilab, um laboratório “de bolso” que faz exames remotos por meio de um dispositivo eletrônico e com apenas algumas gotas de sangue. O equipamento permite fazer exames de gravidez, dengue, glicose, vitamina D, HIV e sífilis, entre outros. Após a coleta, o sangue é colocado em contato com os reagentes, dentro do Hilab, onde a amostra é “digitalizada” e transmitida via internet para análise pela equipe da Hi Technologies. Em poucos minutos, é liberado o laudo validado, também via internet.

Beetools - Escola de idiomas curitibana usa a realidade virtual e a inteligência artificial para ensinar inglês. Segundo a empresa, ao criar simulações cotidianas com óculos de realidade virtual, como uma ida ao mercado ou à farmácia, o aluno consegue reter melhor as informações ensinadas em sala de aula. A Beetools já conta com oito escolas em Curitiba e outras cidades do país, além de parcerias com empresas e entidades como o Sesi.

Smart Matrix - A empresa da Capital desenvolve softwares baseados em inteligência artificial para gestão geográfica e territorial. Na prática, o software utiliza imagens em alta resolução obtidas por drones para gerar um modelo de realidade virtual das cidades. Todo o trabalho faz com que os municípios sejam vistos nos mínimos detalhes, centímetro por centímetro. Calçadas, ruas, placas de trânsito, muros, prédios e até os carros podem ser vistos em 3D.

Sem nome %281144 x 250 px%29