Banner topo divulga%c3%87%c3%83o

Compassion 857747 1920

CIDADANIA

Evento em alusão ao dia mundial do Autismo acontecerá na terça-feira

 

Entrega de carteirinhas será no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer    

29/03/2019 - 18:16


  • Autismo

No Dia Mundial do Autismo deste ano, celebrado em 2 de abril, a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas (VIDA) vai apresentar a carteirinha de identificação para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é facilitar o reconhecimento dessas pessoas, para obtenção de atendimento prioritário nos serviços públicos e bancários. A ação é em parceria com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Toledo (SECOM), e será no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer às 19h.

A carteira confeccionada pela Secretaria de Comunicação será emitida pela Associação de Familiares e Amigos dos Autistas (VIDA) e entregue mediante apresentação da Classificação Internacional de Doenças (CID), o CID é concedido pelo médico neurologista, que faz o diagnóstico do TEA. “A carteira vai facilitar a identificação, evitando o constrangimento e demora no atendimento e assegurando seus direitos, inclusive o atendimento preferencial”, comenta a presidente da VIDA Danúbia Portolan.

ASSOCIAÇÃO VIDA

Hoje no município existem 54 famílias cadastradas na VIDA. A Lei Municipal R nº 37 de 23 de maio de 2017, garante o direito de atendimento prioritário às pessoas com autismo, em empresas concessionárias de serviços públicos e instituições bancárias. Assim como a Lei Federal 10.048/00 e Decreto 5296 de 02 de dezembro de 2004, que assegura esse direito.