Casa de not%c3%adcias 1144x150

CIDADANIA

É preciso promover a participação e garantir direitos fundamentais das pessoas autistas

O Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas que defende a necessidade de promover a plena participação de todas as pessoas com autismo e garantir o apoio necessário para que estas possam exercer seus direitos e liberdades fundamentais

02/04/2019 - 10:01


A Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Toledo participou da sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 1° de abril, através de sua presidente, Danúbia Portolan. Ela realizou a entrega ao presidente da Câmara Antônio Zóio, representando todos os vereadores, de convite para a solenidade de lançamento nesta terça-feira, dia 2 de abril, da carteirinha de identificação de autista. O evento será realizado a partir das 19, no Centro Cultural Ondy Niederauer, na Vila Pioneiro. A data do lançamento foi escolhida pela passagem em 2 de abril do Dia Mundial do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca da questão. .

O presidente da Câmara destacou a importância do trabalho desenvolvido pela entidade na assistência aos autistas e suas famílias. A presidente Danúbia disse que a carteirinha vai facilitar o atendimento ao autista no município e a iniciativa foi inspirada num modelo criado na Holanda.

A Câmara de Toledo apreciou no ano de 2017 o  Projeto de Lei nº 28, do vereador Pedro Varela, que “dispõe sobre inclusão do símbolo mundial do autismo nas placas de atendimento prioritário em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e instituições bancárias”. A proposição foi aprovada pelos vereadores e visa divulgar o autismo e alertar para a necessidade de atenção e prioridade que precisa.

"É preciso ter compromisso de promover a plena participação de todas as pessoas com autismo e garantir o apoio necessário para que estas possam exercer seus direitos e liberdades fundamentais"ONU.

O Transtorno do Espectro Autista, ou simplesmente Autismo, é uma denominação geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação em sociedade e comportamentos repetitivos, que afetam todas as pessoas com autismo, embora com intensidades diferentes. Essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento da criança. O autismo pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência os autistas podem ainda desenvolver ansiedade e depressão.

 

Com informações da Câmara de Vereadores e ONU

Sem nome %281144 x 250 px%29