Img 3650

SOLIDARIEDADE

Lassalistas realizam campanha para restabelecer missão em Moçambique

As doações podem ser feitas em qualquer valor e entregues diretamente no Colégio La Salle em Toledo ou pelo site sousolidario.org

02/04/2019 - 10:13


Segundo dados oficiais do Gabinete de Gestão de Calamidades de Moçambique, cerca de 500 pessoas morreram com a passagem do ciclone Idai,que atingiu Moçambique, Zimbábue e Malauí. São 839.740 pessoas atingidas e mais de 1.500 feridos. E ainda, 140 mil pessoas estão abrigadas em centros de reassentamento, 53 unidades sanitárias, mais de 3.500 salas de aulas e 99 mil casas foram destruídas. As instalações educativas da Rede La Salle que desenvolve missão em Moçambique foram fortemente atingidas.

O Ir. Sebastião Lopes Pereira, que já atuou no Colégio La Salle Toledo, atualmente é coordenador da Missão Lassalista em Moçambique. Ele está em Beira há quase três anos e relata a situação por lá. “Confesso que com a passagem do Ciclone Idai, que devastou a cidade no dia 14/03, a missão que ensejo cumprir na educação nos desafia mais ainda - somos cinco irmãos brasileiros. Nossas instituições, duas escolas e um Centro Assistencial e Educativo, foram bastantes afetados”.

A situação em Moçambique é de extrema vulnerabilidade. “É difícil olhar para os mais vulneráveis e não poder contribuir de forma efetiva com todos. O ciclone destruiu casas, escolas, hospitais, paisagem da cidade, distritos e países próximos. Mas, em nossa missão estamos ajudando como podemos, do mesmo modo, é também difícil ter que escolher a quem ajudar, ouvir o que passaram e ainda passarão. Como "estrangeiros” estamos impotentes diante das necessidades de uma cidade com mais de 500 mil habitantes, em que 50% da população está abaixo da linha de pobreza”.

Diante da trágica situação, a Rede La Salle realiza campanha para reconstruir as obras da missão em Moçambique e em solidariedade ao povo Africano. “Avaliamos diversas formas de solidariedade, mas no momento, o que é possível e necessário é a ajuda financeira. O Colégio La Salle está em campanha para arrecadar fundos para enviarmos a Moçambique. Não podemos nos silenciar diante do clamor dos nossos irmãos. É hora de realizarmos esta grande obra! Não importa o valor que você possa doar, mas juntos vamos reconstruir esta grande Missão”, defendeu o Vice-diretor do Colégio La Salle, Ir. André Müller.

As doações podem ser feitas diretamente no Colégio La Salle de Toledo, ou pelo site sousolidario.org

Sem nome %281144 x 250 px%29