Img 3650

EDUCAÇÃO

Projeto com música, literatura e arte envolve alunos de Letras Libras da FAG Toledo

Estudantes fizeram autorretratos após discussão e análise sobre as próprias personalidades e características

03/04/2019 - 15:57


Uma atividade pra lá de especial foi realizada com as turmas do 1º e 3º períodos de Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo, na disciplina de “Atividades Práticas de Leitura e Escrita”, ministrada pela professora Maristela Bendo.  A docente apresentou aos alunos uma discussão a partir da análise na música “Máscaras” da cantora Pitty. “O objetivo era fazer uma reflexão sobre a visão que as pessoas têm da gente e de como nós realmente somos ou aparentamos ser. Então fizemos a discussão sobre as máscaras que usamos no dia a dia e os alunos fizeram uma bandeira pessoal onde deveria conter símbolos representando traços da personalidade ou características dos alunos”, relata.

Os desenhos dos estudantes foram expostos sem os nomes e os demais colegas tinham que descrever quais os sentimentos que estes desenhos despertavam. “Os alunos elencaram as características que foram numeradas e depois eles viram qual a percepção que os outros tinham deles e então discutimos se o que foi dito realmente era verdade sobre eles”, explica a docente.

Depois do processo que despertou a emoção dos colegas a professora trabalhou com a análise do conto “O Espelho”, de Machado de Assis, que trabalha sobre a alma interna e externa e casa com o tema espelhos. Na parte final do trabalho os alunos fizeram um autorretrato e descreveram, em dois parágrafos como se sentem e como descrevem a própria alma interna e externa. “Foi uma atividade muito proveitosa que levou os estudantes a refletirem sobre quem eles são, como são vistos e qual a importância disto. Se entenderem para entender o próximo e a sociedade”, completa Maristela.

 
Sem nome %281144 x 250 px%29