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TOLEDO

Trânsito realiza intervenção na Rua Costa e Silva esquina com a Avenida Maripá

Desde o final do ano passado, o setor de Engenharia de Tráfego analisa o local devido as inúmeras reclamações da população que ali reside e trafega.

16/04/2019 - 20:26


Há anos, a via era mais calma e com fluxo menor de veículos. Entretanto, com o prolongamento da via até a Rua Bom Pastor e com a instalação de um supermercado na esquina da Avenida Maripá, o fluxo de carros e de caminhões aumentou significativamente, provocando diversos transtornos, o que motivou a intervenção conforme o secretário de Segurança e Trânsito João Vianei Crespão.

 

Entre os problemas relatados, destacam-se a dificuldade de trafegabilidade de veículos, a visibilidade para acesso às residências locais, o estacionamento irregular em frente à guia rebaixada, os conflitos de veículos na Avenida Maripá para acesso à via e ao supermercado. “Depois de ligações e protocolos, definimos um projeto que fosse implantado no local com o intuito de minimizar os problemas e dar fluidez viária para a rua Presidente Costa e Silva”, detalha o secretário.

 

No projeto aprovado tomaram-se as seguintes medidas. A primeira foi o fechamento parcial do canteiro central da Avenida Maripá evitando assim que os veículos tivessem pontos de conflitos devido à acessos irregulares ao supermercado e também proporcionando maior segurança ao pedestre que cruza a via.

 

Em seguida, a proibição de estacionamento em uma lateral da Rua Costa e Silva. A lateral foi escolhida devido a estudos de engenharia considerando o ângulo de giro necessário para que caminhões pudessem realizar as conversões e também entradas e saídas dos estabelecimentos. “Tal medida foi considerada por saber que o local possui um fluxo intenso de caminhões”, complementa.

 

De acordo com Crespão, além da proibição de estacionamento de caminhões ao longo da primeira quadra - medida adotada para resolver os problemas de visibilidade e dificuldade de tráfego,  “devemos salientar que o supermercado conta com uma área de carga e descarga, não necessitando assim que os mesmos fiquem estacionados na via”.

 

Ainda foi feito o deslocamento do centro de pista para proporcionar maior fluidez no trânsito. “A rua Costa e Silva tem somente nove metros de largura no ponto citado, não comportando assim estacionamento de ambos os lados e duplo sentido de circulação, considerando isso, o setor de engenharia optou por deslocar o centro da pista e atender uma lateral com estacionamento e o duplo sentido de circulação”, explica Crespão.

 

Remoção de uma vaga de carga e descarga

Devido a todas as alterações foi necessário remover uma vaga de carga e descarga que estava no local para não comprometer toda a mudança implantada. Todas as intervenções realizadas foram analisadas, os prós e contras e aprovados pelo departamento responsável. “É importante salientar que em toda intervenção realizada, é optado por atender a maioria prejudicada, ou ao menos aplicar a solução que atende grande parte da comunidade local. Este cruzamento necessitava de uma mudança e de medidas mitigadoras para proporcionar maior qualidade aos usuários das vias no local”, finaliza.

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