Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Vacinação contra febre amarela será intensificada no interior

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Toledo vai intensificar a oferta da vacina contra febre amarela e a busca de pessoas não vacinadas residentes nas comunidades rurais

28/04/2019 - 20:06


Em virtude da história epidemiológica de casos de Febre Amarela Silvestre sendo registrados no Brasil e recentemente também no  Estado do Paraná, se faz necessário uma alerta à população que a única forma de evitar a doença é a vacinação contra a Febre Amarela. Por este motivo a partir do dia 2 de maio, equipes de saúde irão realizar uma força tarefa. Elas irão até as localidades do interior conforme agenda de datas pré definidas, para verificar o Cartão de Vacinação e, se necessário, fazer a imunização.

A ação tem como prioridade imunizar moradores das áreas rurais da cidade. A vacina contra febre amarela é segura e  aplicada em dose única nas pessoas de faixa etária entre 9 meses a 59 anos, conforme Calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde.

A vacina contra febre amarela  passou a ser dose única no país desde o ano de 2017, uma vez vacinado não existe necessidade de dose complementar. “Vamos realizar uma força tarefa se deslocando até as localidades mais distantes para verificação e aplicação da vacina aos moradores do campo. Vamos ter um calendário com um dia específico em cada localidade”, explica a secretária de saúde Denise Liel.

Ela complementa que as pessoas que moram na área urbana devem comparecer com o cartão de vacinação na UBS para verificar  e se necessário atualizar o esquema vacinal. “A medida é preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença caso a área de circulação do vírus aumente no país”, complementa.

Porque vacinar? A febre amarela é uma doença grave e de alta letalidade (riscos de morrer pela doença) .

PRIMEIRA AÇÃO EM CERRO DA LOLA

A primeira ação será realizada na unidade de saúde de Cerro da Lola. Neste dia, os moradores de São Salvador também receberão a vacina. A imunização será das 8h as 12h.

Sem nome %281144 x 250 px%29