1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Proex realiza a XIX edição do SEU – Seminário de Extensão da Unioeste

A temática deste ano é: “Unioeste e sociedade: ações compartilhadas”.

07/05/2019 - 14:34


A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realiza o XIX SEU – Seminário de Extensão da Unioeste, nos dias 12,13 e 14 de junho com a temática “Unioeste e sociedade: ações compartilhadas”. Neste ano, o campus Toledo sediará o Evento.

O SEU acontece anualmente e tem por objetivo apresentar à sociedade as ações extensionistas que são realizadas com a parceria de diversas instituições em atendimento aos mais diversos segmentos da sociedade.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Sandra Regina Belotto, o SEU tem por intuito mostrar uma parte daquilo que a Unioeste pode oferecer para a comunidade interna e externa. “É gratificante dizer que a Unioeste é muito mais que ensino e pesquisa. Nossa proposta é compartilhar as nossas ações, saberes e pesquisas com a comunidade externa e interna, e também, trazer pra Universidade o saber popular. Nós acreditamos que todos tem muito a ensinar e que todos são capazes de aprender”, finaliza.

Reconhecimento externo

Durante o lançamento do SEU a diretora da 20ª Regional da Saúde, Nissandra Karsten, comentou que  os projetos de extensão são uma realidade no município e regiões atendidas pela Regional. “No ano passado, tivemos a oportunidade de desenvolver alguns trabalhos parceiros, e deram tão certo que, esse ano, já temos várias ideias. E como a Regional de Saúde congrega 18 municípios, temos muitas demandas e aí vemos a importância tanto da academia estar inserida no nosso ambiente, partilhar das nossas necessidades, como de nós nos inserirmos dentro do ambiente acadêmico para trazer algumas informações, alguns debates para dentro da Universidade”.

Nissandra lembrou a parceria recente. “No ano passado, trabalhamos dois temas bem importantes que são os agrotóxicos e a judicialização da saúde e foi muito legal essa parceria e integração, a gente vê que dá bons frutos, e que esse ano, até aproveitando o lançamento do SEU, que a gente possa pensar em mais trabalhos parceiros porque demandas da saúde são inúmeras e às vezes nos faltam pernas. Os profissionais de saúde não conseguem dar conta das demandas então vemos com muito bons olhos essa integração e espero que frutifique muito para esse ano de 2019”.

SEU – o que é?

O Seminário de Extensão da Unioeste completa em 2019 sua 19ª edição. Sediado neste ano no campus de Toledo, entre os dias 12 e 14 de junho, visa prioritariamente a troca de informações dos assuntos relacionados à academia por meio da extensão universitária. Busca integrar comunidade interna acadêmica e externa regional, e traz a reflexão quanto a inserção da universidade dentro da sociedade. Trabalha a maleabilidade da prática “transformadora e educativa” para com a comunidade, cotidianamente tentando naturalizar e poder enaltecer cada vez mais a importância da universidade dentro de todos os contextos, classes e localidades.

A escolha do tema deste ano foi fruto de uma seleção coletiva, onde participaram mais de 60 ideias temáticas. A comissão organizadora avaliou as propostas e, como nessa edição busca atrelar o diálogo mediador entre as pautas regionais e as pesquisas realizadas, a proposição traz “Unioeste e Sociedade: Ações Compartilhadas”. A intenção é mostrar as importantes ações que acontecem ao unir universidade e comunidade. Essa relação de troca permite aprendizagem aos dois elos da relação, o que torna essencial o diálogo entre elas.

O SEU reúne muitos dos extensionistas da Unioeste presentes nas diferentes unidades da universidade (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Toledo e HUOP). Nossa comunidade de extensionistas é constituída por mais de 2000 projetos executados em todos os âmbitos da Unioeste e na comunidade na qual está inserida.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29