1144x150 %284%29

SUSTENTABILIDADE

Casa mais sustentável do Brasil fica em Curitiba

O GBC é a vertente brasileira do USGBC e garante as certificações de construções sustentáveis aplicadas em todo o território nacional com base nas premissas do LEED

15/05/2019 - 12:18


O projeto de construção de uma residência, situada na capital paranaense, desenvolvido dentro dos parâmetros de sustentabilidade atingiu a maior pontuação do selo Green Building Council Casa. No total, foram 84 pontos, que garantiram o nível Platina.

Desde o início do projeto até a sua conclusão foram considerados processos que impactassem menos o meio ambiente. Afim de atingir parâmetros sustentáveis e tornar o empreendimento certificado, o maior desafio foi a implantação de métodos que resultassem em alto desempenho e conforto.

Conforto térmico:

Resfriamento – Mesmo possuindo infraestrutura a residência não utiliza ar-condicionado para resfriar os ambientes, isso se dá por meio das grandes aberturas de janelas, sua disposição cruzada, a tipologia de vidros utilizada e os materiais empregados na envoltória;

Aquecimento – Foi utilizado um sistema de aquecimento por biomassa sem emitir gases e fumaça para dentro dos ambientes, tecnologia dimensionada de acordo com o volume de ar a ser aquecido e carga térmica simulada que garante eficiência auxiliada pelas portas e esquadrias com vedação totalmente hermética. Além disso esse sistema combate a umidade da casa, problema característico nas casas curitibanas.                                                     

Painéis fotovoltaicos e micro gerador eólico – utilizados para dispor de energia renovável, tornando a residência zero energy, ou seja, 100% do consumo de energia da casa é gerada por ela mesmo.

Captação da água pluvial – implantado com um sistema de filtragem de alta tecnologia (ultravioleta) para maior aproveitamento da água, direcionando-a às bacias sanitárias, irrigação, máquina de lavar roupas, louças e torneiras externas.

Eficiência Energética – Todos os motores, lâmpadas e equipamentos da casa são de alta eficiência, a iluminação foi dimensionada levando em consideração a incidência de iluminação natural com automação por presença e tempo.

O Engenheiro Eduardo Mattos, coordenador dos projetos de sustentabilidade na Forte Soluções Ambientais, empresa de consultoria responsável pela certificação, relata que “a Residência ML foi projetada para ser destaque nacional em sustentabilidade”.

Segundo ele, o proprietário decidiu incorporar esse conceito ao lar e, a partir de então se iniciou o desenvolvimento das melhores soluções disponíveis. “É um projeto inovador, desenvolvido simultaneamente às simulações termo lumínicas e energética, assegurando os resultados de eficiência energética e auxiliando nas tomadas de decisão em relação aos vidros e revestimentos, por exemplo. Merece também grande destaque o sistema de geração de energia, capaz de suprir todo o consumo da residência.”

Além disso, a residência possui sensores de qualidade do ar em alguns ambientes. Foram instalados acabamentos claros, uma vez que a utilização de cores mais amenas diminui a absorção do calor por meio do aumento do índice de refletância. A opção foi pela compra de materiais regionais e com certificação ambiental que garantem menor emissão atmosférica e um processo de fabricação limpo.

“O conceito de biofilia também foi incorporado no projeto onde em praticamente todos os ambientes há presença de vegetação, conectando os moradores da casa com a natureza, além de na fachada possuir um jardim vertical que das boas vindas aos que entram na casa”, explica a engenheira Ana Julia da Forte Soluções Ambientais.

Green Building Council  - O GBC é a vertente brasileira do USGBC e garante as certificações de construções sustentáveis aplicadas em todo o território nacional com base nas premissas do LEED, que já é realidade em diversos países e tem se tornado destaque nos últimos anos no Brasil.

Equipe de Projeto:

Consultoria em Sustentabilidade: Forte Soluções Ambientais;

Projeto Arquitetônico e complementares: Eloi Bastos Arquitetura;

Energia Renovável: ABR Energias;

Paisagismo: Casa das Plantas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sem nome %281144 x 250 px%29