1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

Investimento em publicidade na internet cresce acima dos 20% e ameaça domínio da TV

Em 2018, o aumento das receitas para publicidade virtual foi de 20,3% em comparação com os anos anteriores

15/05/2019 - 12:56


O investimento em publicidade virtual está ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Atualmente, grande parte das empresas, e dos investidores, estão optando por deixar o dinheiro fora do mundo físico e apostaram tudo no mercado virtual. Além de maior facilidade, o alcance com o público parece ser mais eficiente e controlado. Essa mudança fortalece o mercado online, que ganha espaço em diferentes setores econômicos.

Em 2018, o aumento das receitas para publicidade virtual foi de 20,3% em comparação com os anos anteriores. É um valor que gira em torno dos R$ 3 bilhões e que vai ganhando espaço em cenários que a TV sempre dominou. A internet ainda possui uma fatia menor do mercado total, na casa dos 17%, porém o crescimento aponta para algumas mudanças no futuro. A TV se mantém na liderança, mas com números preocupantes.

https://cms.ics-digital.com/ckeditor_assets/pictures/32839/content_digital-marketing-2718413_1920.jpg

Fonte: Pixabay

Nas duas modalidades disponíveis no Brasil, a paga e a aberta, as empresas de TV viram o investimento em propaganda cair. Os canais de assinatura, por exemplo, sofreram um corte de quase 13%. O motivo é o crescimento dos serviços de streamings, que estão ganhando a competição e dominando o espaço que antes era de empresas como a Net e a Sky. É uma mudança de comportamento das pessoas, e que afeta diretamente esses dados.

O cenário também não é nada positivo para as revistas e jornais brasileiros, talvez a fatia que mais sofre nesta mudança. No ano passado, a queda na publicidade desses veículos foi de, juntos, quase 40%. Um cenário pessimista e que coloca em dúvida a situação de grandes marcas, que já anunciaram problemas financeiros. Até o momento, a forma de se recuperar tem sido com o investimento em assinaturas individuais e não mais com propagandas.

Internet ganhando espaços

Além da publicidade, o mundo digital também está crescendo em outros setores e mudando a economia do país. Empresas de delivery online, por exemplo, estão conseguindo crescer acima dos 100% anualmente e conquistando uma boa fatia do mercado. Além disso, os bancos digitais também se transformaram em verdadeiras minas de ouro, ganhando clientes pela eficiência que não ocorre em instituições mais tradicionais.

Porém, é no entretenimento que a internet possui maior força econômica. O crescimento de site de apostas, cassinos e jogos online começou a ganhar números cada vez melhores, inclusive pelo uso em aparelhos móveis. Além disso, os serviços de streaming também se transformaram em uma preferência do brasileiro. Quem perde são os meios tradicionais, como a TV, que acabam obsoletas e com menores investimentos e audiência.

https://cms.ics-digital.com/ckeditor_assets/pictures/32837/content_netflix-4011345_1920.jpg

Fonte: Pixabay

O mercado brasileiro está sentindo essa mudança, que já está avançando na Europa e no resto do mundo. Em 2019, a expectativa é que estes números continuem a crescer, principalmente na publicidade, e que novos negócios ganhem cada vez mais forma. O mundo virtual já conseguiu o espaço que precisava e agora apenas busca meios de se consolidar, algo que já parece acontecer por aqui e sem muitas dificuldades. Resta ao país se adaptar a isso e conseguir tirar proveito dessas mudanças que a tecnologia tem realizado.

Sem nome %281144 x 250 px%29