1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Sicredi participa da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira

Ações levaram mensagens sobre educação financeira para um público de 3.225 pessoas na região

27/05/2019 - 21:54


O Sicredi reforçou em 2019 a sua participação na 6ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, também conhecida como Semana ENEF, realizada anualmente pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para estimular o debate sobre o tema na sociedade. O conceito da instituição neste ano foi “#Fiquenoverde - Faz diferença deixar sua vida financeira mais saudável”. A Semana ENEF aconteceu entre 20 e 26 de maio, período em que o Sicredi intensificou suas ações em todo o País e no ambiente virtual, atingindo mais de 72 mil pessoas.

Segundo Inácio Cattani, diretor executivo da Sicredi Progresso PR/SP, além de disseminar o tema educação financeira, regionalmente a Cooperativa ampliou sua participação na Semana Nacional de Educação Financeira, impactando 3.225 pessoas. “Educação financeira é uma bandeira para o Sicredi e a visibilidade dada ao tema durante a Semana ENEF potencializa a efetividade dessas ações, o que é muito relevante para que haja um aumento da consciência sobre a importância de ter uma vida financeira equilibrada”, afirma Cattani.

A Cooperativa preparou colaboradores voluntários, responsáveis por disseminar conhecimentos e práticas de educação financeira em escolas, empresas e grupos organizados pertencentes a área de ação. Um dos projetos foi o “Cooperação na Ponta do Lápis”, uma oficina de educação financeira que teve como público-alvo associados e comunidade em geral. Paralelo a isso, o grupo “Cia dos Palhaços”, de Curitiba, fez dez apresentações para crianças de escolas municipais de Toledo, São Pedro do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e Tupãssi, abordando sobre educação financeira e sustentabilidade.

As iniciativas chegaram a diversos públicos como os colaboradores, associados e, especialmente, famílias com crianças e adolescentes, pois um dos objetivos deste ano foi destacar quanto o conhecimento a respeito da administração de gastos pode trazer de benefícios se o tema fizer parte do nosso dia a dia desde a infância.

No ambiente virtual, as dicas para uma vida financeira mais saudável ficaram concentradas em um espaço permanente, dedicado exclusivamente ao tema (www.sicredi.com.br/educacaofinanceira). A página inclui conteúdos voltados aos jovens, como histórias interativas que contam a origem do dinheiro, materiais para oficinas com grupos de crianças, livros, e-books e vídeos, além de um teste para descobrir seu perfil financeiro e compartilhar o resultado nas redes sociais.

Uma das grandes novidades deste ano foi a parceria do Sicredi com a Mauricio de Sousa Produções (MSP), que trouxe os personagens da Turma da Mônica de volta aos gibis para falarem de educação financeira de forma leve e divertida. Os gibis já estão sendo distribuídos gratuitamente pela Instituição nas suas agências. A nova série em quadrinhos também deu origem a três vídeos animados da Turma da Mônica que estão disponíveis nas redes sociais (Facebook e YouTube) do Sicredi.

 

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29