Img 3650

CIDADANIA

Plataforma on-line e gratuita ensina português a estrangeiros

A expectativa dos membros da plataforma é colocar um total de 30 aulas até o fim de junho

29/05/2019 - 12:10


O nome não poderia ser mais apropriado: Raízes e Asas. Esta plataforma virtual (www.raizeseasas.org), lançada neste mês, ajuda a adaptação de imigrantes haitianos por meio de aprendizado da língua portuguesa. Totalmente gratuita, também é aberta para pessoas de qualquer nacionalidade que queiram ter aulas de português, do básico ao avançado. O Raízes e Asas integra a Enactus da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

“Queremos manter as raízes dos imigrantes, mas possibilitar asas para que eles alcancem voos mais altos através da língua”, pontua Guilherme Nascimento dos Santos, acadêmico do 3º ano de Engenharia de Alimentos na UEM e gerente do Raízes e Asas. A ideia de criar um sistema on-line e gratuito veio após a Enactus colaborar, em 2017, com aulas presenciais de português para imigrantes organizadas pela Associação de Reflexão e Ação Social (Aras Cáritas) de Maringá (PR).

 

“Os haitianos têm muitas dificuldades quando vêm ao Brasil, e o idioma é o principal. Como a Enactus prega encontrar oportunidade na dificuldade, a ideia da plataforma não é alfabetizar, queremos abordar temas do cotidiano e da cultura brasileira”, esclarece Santos. Para colocá-la no ar, houve colaboração de UEM TV, Bitzen Tecnologia, professora Wilsilene Rodrigues Gatto (Departamento de Letras Modernas da UEM) e o haitiano Carl Henry François, falante de português.

 

A expectativa dos membros da plataforma é colocar um total de 30 aulas até o fim de junho. Há fluxo contínuo de inscrições – basta fazer um cadastro simples no www.raizeseasas.org – e nas aulas há vídeos e questões disponíveis. Se aprovado, o estudante a distância recebe um certificado de conclusão.

 

Saiba mais – A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos “dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da ação empreendedora”. A sigla vem da junção de três palavras em inglês: Entrepreneurial + Action + Us, algo que pode ser traduzido como “Nós numa Ação Empreendedora”.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sem nome %281144 x 250 px%29