1144x150 %284%29

POLÍTICA

NOTAS DA CÂMARA

A Câmara e o Executivo

A relação dos vereadores com o o Poder Executivo sempre teve altos e baixos. Houve tempos em que o presidente da casa de leis chegou até a assumir a prefeitura. Fato este lembrado pelo vereador Rogério Massing, quando ele ocupou o mais alto posto do Paço Municipal. Massing que não é ingrato rasgou elogios ao ex-prefeito Derli Doni, agradecendo na tribuna pela oportunidade. Na visão do vereador tucano, que há tempos sobrevoa o ninho pepista, isso foi  "demonstração de respeito e confiança que a Adminstração de Doni depositava na Câmara de Vereadores. Isso foi em outrora....

04/07/2011 - 17:06


Já nos dias de hoje...

Os acontecimentos mostram que 'a chapa está esquentando' entre vereadores e líderes do Paço. e Massing retrucou criticas que circularam nos últimos dias vindas do Paço. Massing disse que, para não ficar sem resposta, se realmente o vice-prefeito Lucio de Marchi disse que essa era a pior Câmara, cabe aos vereadores mostrar que não. Pois segundo ele "Toledo é essa maravilha também por contribuição do trabalho dos vereadores".

Turbulências

O vereador João Martins ainda muito magoado com os últimos acontecimentos ( recordando: exoneração do último secretário pedetista, Lídio Milch,e também das críticas do vice-prefeito Lucio quanto a Câmara) rebateu a defesa de Fritzen em favor do vice-prefeito. João disse que o líder está certo, pois está no seu papel defender o executivo. Massss, frisou que para ele Schiavinato é um dos melhores prefeitos, mas não concorda que o vice é o melhor vice-prefeito e dispara: "porque não foi o melhor vereador, e não agiu certo em sair nos corredores denegrindo a imagem do Legislativo". E João atacou ainda mais: "não concordo com alguns capacho, puxa sacos que atrapalham a vida política do prefeito" e ainda mandou recado dizendo que feliz o candidato em 2012 que tiver o PDT ao lado. "O PDT vai pesar na balança".

 

O discurso da base

O discurso do grupo político do PP vem se afinando nos últimos tempos e já se percebe um esforço em reinserir o ex-prefeito Derli Donin na cena política. Em vários pronunciamentos Derli é citado, ou lembrado, ou defendido por seus aliados ou do grupo a que pertence. Seria uma tentativa de sondar o que a população pensa sobre  ex-prefeito? Vale lembrar que o ex-prefeito é ficha suja, pois tem condenação em processos que responde quando foi prefeito de Toledo, o que o impede de concorrer nas eleições em 2012.

Semana de combate as drogas

O vereador Ademar Dorfschmidt disse que a Rádio Educativa tem desempanhado papel fundamental para a realização da Semana de Combate as drogas. Mas ele também fez questão de frisar que o projeto partiu do Legislativo e é importante que se mostre que projeetos importantes como este foram uma inciativa do Poder Legislativo.

Operação tapa buracos

O vereador petista Paulo dos Santos usou a tribuna para defender que operações tapa buracos não sejam reveertidas em cobranças aos cidadãos. "Quando se fala em operação tapa buraco, que isso não venha em forma de carnê - faz a operação e depois vem como contribuição de melhorias". Segundo Paulo situação como esta já aconteceu e a comunidade se mobilizou e entrou na Jusitça para questionar a cobrança, como dos moradores do Concórdia.

 

Ignorados

O vereador João Martins desabafou em seu discurso na sessão desta segunda-feira na Câmara. João disse que ele e o vereador Expedito Ferreira foram solenemente ignorados no cerimonial de formatura do Proerd no teatro. Ele disse que a Câmara de Vereadores está sendo pouco valorizada e isso é motivo de muita tristeza.

 

Apoio

O presidente da Câmara, Adelar Holsbasch, parabenizou o c olega pedetista pelo discurso e lamentou o fato do cerimonial não ter dado a plavra aos representantes do Legislativo. Pelanca  afirmou que o representante da Câmara tem o direito de fazer uso da palavra e que ele tomaria as devidas providências quanto ao fato.

 

Cumprimentos amistosos

O vereador João Martins subiu a tribuna e em seu pronunciamento aproveitou para cumprimentar o presidente do PMDB de Toledo, Beto Lunitti, que estava assistindo a sessão. João disse: "Beto, acredito que do jeito que você vem trabalhando não demora muito para você assumir esse município".

 

Lixo responsabilidade de quem?

O vereador Luiz Fritzen comentou a denúncia feita pelo vereador Adriano Remonti de que lixo estaria sendo depositado em locais inadequados. Fritzen concordou com Adriano de que a questão do lixo precisa ser resolvida. Mas ele fez a defesa de que a prefeitura não autoriza a ninguém de depositar irregularmente o lixo. "O executivo não é responsável", disse o líder do governo.

 

Rádio educativa/Funtec

O vereador Paulo dos Santos voltlou a disparar críticas contra a Rádio Educativa, mas especificamente contra a Funtec. O vereador disse na tribuna que a Funtec não cumpre com seu objetivo, segundo ele eal simplesmente gerencia a Rádio Educativa e não atua como fundação que desenvolve tecnologia e ciência. O petista acusou a atual adminstração de destruir a Funtec. Paulo acusou o prefeito e o vice de usar a Rádio para fazer propaganda política. "A rádio educativa tem sido palco para campanha politica  e promoção pessoal, fugindo do que determina a lei", disse o vereador.

 

Moderado

O vereador Bisognin fez um discurso mais conciliador e disse que o conteúdo da Rádio Educativa é muito bom, mas que é necessário um limitador para a questão política. Bisognin disse: "queremos encontrar sim uma solução para esse problema, mas não podermos ignorar que há lá profissionais sérios como também não podemos ignorar que a Funtec virou aparelho político".

 

E o Requião

Com execelente memória, o vereador Luis Fritzen lembrou que no tempo em que Roberto Requião foi governador do Paraná, muita política foi feita na  tv educativa do estado. e retrucou: "Tenho a certeza que o prefeito e vice não estão usando da forma que o Requião usou a tv educativa"

 

Por Rosselane Giordani

Sem nome %281144 x 250 px%29