1144x150 %284%29

ESPORTES

Pais da GR Toledo se mobilizam para viabilizar participação de atletas em competições

A iniciativa visa contornar as dificuldades financeiras devido a redução de patrocínios

11/06/2019 - 16:36


Os pais terão participação mais ativa junto ao projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, visando a captação de recursos para assegurar a manutenção do projeto e a participação das atletas em competições estaduais, nacionais e outras. O trabalho será feito através da Associação Toledana de GR e com um grupo de pais, formado recentemente, para definir ações e projetos para a captação de recursos. “Nós já sabíamos que o projeto estava tendo dificuldades para a sua manutenção, com a redução de recursos de patrocínio, mas a ficha somente caiu quando recebemos a informação dos valores que teríamos que pagar para que nossas filhas participassem dos campeonatos paranaense e brasileiro deste ano. Para mim, o valor pesou e outros pais talvez não tenham condições de pagar”, relata Cátia Palma, que lidera um grupo de pais.

Os pais acreditaram na possibilidade de arrecadação de recursos. “Nós nos reunimos e vimos que se fizemos ações conjuntas poderíamos viabilizar os recursos necessários e desta forma assegurar a participação de todas as atletas inscritas”, explica ela. Na primeira reunião, 15 pais confirmaram a participação e na segunda já eram 36, todos dispostos a pensar conjuntamente, definir e executar ações que rendessem os recursos necessários para viabilizar o pagamento das despesas. “Nos 11 anos que minha filha participa do projeto, nunca precisei tirar recursos para pagar despesas de hospedagem e transporte para competições. A gente já tem outras despesas e muitos não tem como assumir mais estas e seria muito frustrante para nossas filhas, que treinam intensamente o ano todo e que gostam da GR, não poder participar das competições”, observa Catia.

Diante da mobilização dos pais já foram definidos alguns projetos. Entre eles estão uma festa junina, que será realizada no dia 14 de julho, no ginásio de esportes do Sesi. Durante o evento será escolhida a rainha da GR, que deverá ser indicada entre as crianças que fazem parte das escolinhas, utilizando um sistema já tradicional entre as paróquias, de compra de votos. Cada escolinha poderá indicar uma representante, escolhida em comum acordo. A festa terá apresentações de quadrilhas e comidas e bebidas típicas.

O grupo de pais também pretende buscar parceria com pizzarias locais para a venda antecipada de pizzas, auxiliar na organização e venda de ingressos para o Festival de GR e a Mostra Cultural Hispano-Americana, cuja renda já é destinada ao projeto, entre outras iniciativas, para assegurar novos recursos para a manutenção das atividades e custeio das despesas para a participação das atletas em competições. “O importante é que a gente conseguiu este envolvimento e apoio dos pais. A gente já sabia que o projeto estava em dificuldade, mas ainda não tinha sentido na pele e estávamos muito acomodados”, testemunha Cátia. “Nossa intenção é trabalhar em conjunto para permitir que o projeto prossiga e as atletas consigam treinar e participar de todas as disputas”.

Conforme o gestor do projeto, Franz Menegazzo, esta participação e o envolvimento dos pais é muito importante e está dentro do que preconiza o estatuto da Associação Toledana de GR. A entidade foi criada justamente para apoiar e fortalecer a modalidade de ginástica rítmica em Toledo e este envolvimento dos pais é fundamental, especialmente num momento de dificuldade como este. “É uma união em prol da modalidade”.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 29 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e  com patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29