Casa de not%c3%adcias 1144x150

AMBIENTE

“Dia do Pedal” incentiva crianças a preservação do Meio Ambiente

5ª edição da atividade voltada ao ciclismo reuniu diversas pessoas no distrito de São Luiz do Oeste

12/06/2019 - 21:07


O “Junho Verde” está trazendo diversas ações em alusão à preservação ao Meio Ambiente. No distrito de São Luiz do Oeste uma programação especial foi realizada nesta quarta-feira (12). O “Dia do Pedal” chegou à sua 5ª edição trazendo alegria e prática esportiva, além da conscientização do cuidado com a natureza.

O evento contou com o apoio de pais, familiares e a comunidade local, da Prefeitura por meio das Secretarias de Educação,Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Comunicação, Segurança e Trânsito e o Florir Toledo com mudas de árvores.

A ação é uma realização da Escola Municipal São Luiz. Cerca de 12 quilômetros de percurso, entre ida e volta, fizeram professores, estudantes, guardas-municipais e a comunidade pedalarem até a nascente do Rio Toledo.

Antes de iniciar o passeio ciclístico, os estudantes tiveram uma demonstração de manobras com a equipe da Bike Session, no Ginásio de Esportes. O ciclista, Arlei Verri, ressaltou a importância de levar incentivo esportivo às crianças e aproximá-la da bicicleta como um meio de esporte e também de transporte. “Estamos contentes em poder participar todos os anos com essas demonstrações. É uma oportunidade para que todos possam conhecer um pouco mais dessa modalidade. Além disso é uma forma de mostrar qualidade de vida para essas crianças”.

A Diretora da Escola, Inês K. da Silva, explicou que para incentivar ainda mais o respeito a natureza foi realizado um concurso dentro da escola que contou com o apoio de empresas. “A ação realizada de forma diferente foi feita com o intuito de que às crianças nos mostre o que elas entendem como preservação a natureza. O concurso na forma de desenhos foi dividida em duas categorias, do Pré I ao 2º ano, empresas apoiaram com uma bicicleta e do 3º ao 5º ano foi a I.Riedi que concedeu outra bicicleta”, destacou. Uma terceira bicicleta foi sorteada para os alunos que participaram do evento.

Preservação ao Meio Ambiente

O “Dia do Pedal” em São Luiz do Oeste têm como objetivo sensibilizar as pessoas para cuidar atentamente da natureza da região e de Toledo. A Educadora Ambiental, da Secretaria de Educação, Tania Maria Iakovacz Lagemann, salientou a importância do projeto que já existe há 5 anos.

“Este projeto é muito importante para todos, existe uma participação efetiva, principalmente da comunidade escolar. Há alguns anos na nascente do Rio Toledo existiam alguns problema, como o descarte de resíduos. Após algumas ações o local está mudado. O “Dia do Pedal” é mais uma forma de mostrar que possuem pessoas com interesse em preservar o meio ambiente”, definiu Tania.

Concurso
Os ganhadores do concurso de desenhos foram o Djonath Gabriel e Nicolly Midori Amâncio Niimoto, do 5º ano C. O objetivo é garantir que essas crianças continuem com a visão de cuidado com a natureza.

“Estou muito feliz em ter ganhado a bicicleta. Eu nunca tive uma bicicleta antes e sempre pedia para meus pais. Quando fiz o desenho tinha certeza que iria ganhar, pois estava muito contente com o que estava fazendo. Meu desenho é um olhar do céu para os ciclistas de Toledo que passam por aqui”, disse Nicolly, de 10 anos.

Atividade

O trajeto encerrou na nascente do Rio Toledo com o plantio de mudas de árvores disponibilizadas pelo projeto Florir Toledo. Essa é uma ação que acontece desde o início do “Dia do Pedal”.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29