1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Seminário de Extensão discute ações compartilhadas

O objetivo do evento é mostrar às ações desenvolvidas na Unioeste e compartilha-las com a sociedade.

13/06/2019 - 23:40


Com o tema “Unioeste e Sociedade: Ações Compartilhadas”, na última quarta-feira (12), teve início no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) a 19ª Edição do Seminário de Extensão da Unioeste (SEU).  O maior objetivo do evento é de mostrar às ações desenvolvidas na Unioeste e compartilha-las com a sociedade.

 

Na abertura oficial do SEU o reitor da Unioeste, professor Paulo Sérgio Wolff, salientou que a realização desta edição é um momento significativo para a Instituição, pois a evolução desse Seminário mostra claramente o progresso da Instituição não apenas pelo volume de doutores que é seguramente muito maior como também pelos que estão sendo apresentados nesses três dias de atividades. “Toda construção da nossa universidade foi com muita luta e com a participação de toda a comunidade. A união dessa Instituição multicampi comprova que ela não para de crescer e que nada aqui é feito por vaidade, nosso trabalho, é pela responsabilidade com o jovem e com a construção da sociedade da região Oeste e Sudoeste do Paraná. Tenho muito orgulho da nossa Unioeste”, exaltou o reitor.

 

O vice-reitor, professor Moacir Piffer, ainda frisou que esse é um momento de muita reflexão para a Instituição, ou seja, como a Universidade pode fazer para  beneficiar ainda mais comunidade. “Podemos transformar a realidade da comunidade plantando políticas públicas voltadas para a sociedade”, confirmou.

 

Na ocasião a pró-reitora de Extensão, Sandra Regina Belotto, comentou ainda que a proposta desta edição do Seminário é de levar para a sociedade às ações de extensão para comunidade. “Entendemos também que esse tripé: pesquisa, ensino e extensão tem que estar fortalecido e para isso a Universidade tem que gerar conhecimento, desenvolver pesquisa e levar para sociedade e também resgatar a experiência da sociedade. Esse acumulo de conhecimento nada serviria senão conseguirmos alcançar a sociedade e resolver os maiores problemas em todas as áreas que a Unioeste tem atuado”, enfatizou ela agradecendo ainda ao Campus de Toledo por sediar o evento assim como a toda equipe da Instituição que trabalhou e apoiou sua realização.

 

Já o diretor do Campus de Toledo, professor Remi Shorn, reforçou que a Unioeste é uma Instituição vigorosa que não deixa nada a desejar para os grandes centros de pesquisa do mundo. “Temos também uma educação de boa qualidade e uma extensão que nos deixa orgulhosos além de uma grande capacidade de interagir com o conjunto da comunidade. Nós estamos lutando contra a evasão criando uma assistência estudantil e ao mesmo tempo buscando melhores condições para seu corpo de servidores”, disse.

 

O professor Nilceu Jacb Deitos, representante da Fundação Araucária no evento, enfatizou na ocasião que a realização do Seminário demonstra claramente que os recursos empregados nestas atividades “não é um gasto e sim um investimento pois comprova o bom uso do dinheiro público com a partilha da universidade e sociedade. “A Fundação apoia essas atividades extensionistas bem como o ensino e a pesquisa”, comentou.

 

Também participaram da abertura do evento, quando foram realizadas diversas apresentações culturais,  pró-reitores, diretores, professores, agentes universitários, acadêmicos bem como representantes da sociedade organizada de Toledo.

 

19º SEU

 

Nesta edição, que permanece até a sexta-feira (14), a previsão é que tenha a circulação mais de  1.200 pessoas, pois foram mais de 813 inscritos, entre alunos e professores. Estão sendo apresentados mais 373 trabalhos; 238 comunicações orais, 34 oficinas, 05 mini-cursos de atividades culturais, 85 posters, 06 estandes com expositores. Além disso, estão sendo promovidas discussões com os temas: objetivos do desenvolvimento sustentável; a extensão no atendimento à realidade de imigração; reflexões sobre o impacto das ações da Unioeste no Projeto Rondon e outros.

 

Estão sendo realizadas ainda atividades externas ao campus, os professores e acadêmicos apresentam algumas oficinas nos dois Centros da Juventude de Toledo e também atenderão a população por projetos da área da saúde no Terminal Urbano de Transporte Público de Toledo.

 

Essa edição ainda trouxe uma novidade na programação: a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), promove o III Encontro de Docentes da Unioeste | I Colóquio de Inovações Pedagógicas da Unioeste  e X Fórum de Licenciaturas da Unioeste.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29