1144x150 %284%29

CIÊNCIA

Papel da biomassa na matriz energética é tema de evento apoiado pelo Tecpar

A biomassa é uma das possibilidades para geração de energia sustentável que está em expansão no Brasil. 

13/06/2019 - 23:48


Trata-se de uma matéria biológica que serve como base para a produção de energia a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como o bagaço da cana-de-açúcar, casa de arroz, casca de coco verde, eucalipto, pellets de madeira, entre outros.

O papel da biomassa na matriz energética brasileira será um dos temas do Congresso Internacional de Biomassa (Cibio 2019), que tem o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O evento ocorre de 25 a 27 de junho em Curitiba, em paralelo com a 4° Feira Internacional de Biomassa e Energia (ExpoBiomassa).

O Tecpar, que é responsável pelo Programa Paranaense de Energias Renováveis, será representado pelo diretor-presidente Fábio Cammarota, que fará uma apresentação na abertura do evento, dia 25 de junho. À frente da secretaria executiva do projeto Smar Energy, o Tecpar tem a missão de mobilizar o desenvolvimento do setor energético, do ponto de vista econômico, ambiental e social no Paraná.

MERCADO - De acordo com Rodrigo Duarte, representante da A1 Engenharia, uma das empresas participantes do Cibio deste ano, o Brasil possui um cenário favorável para a utilização da biomassa. Produtos originários da biomassa, como o bio-óleo, o biogás e o biodiesel, já são produzidos aqui.

"Por termos uma grande fonte de matéria-prima de biomassa, o Brasil se tornou um dos maiores produtores de energia elétrica derivada desse produto", conta o gestor.

Segundo Duarte, a opção pelo uso da biomassa leva a diminuição do uso de combustíveis fósseis, como o petróleo, que também é um produto de origem orgânica, mas não possui capacidade de renovação. "Isto faz com que, ao priorizar a biomassa, haja um balanceamento na emissão de dióxido de carbono (CO²), reduzindo a poluição no meio ambiente", afirma.

O congressista também aponta que, apesar da biomassa ser uma boa alternativa para produção de energia e de já haver tecnologia para tal, ainda é preciso um alto investimento. "Além disto, é necessário considerar que a biomassa deve ser proveniente de uma área próxima ao local em que será consumida", ressalta.

EVENTO - O Cibio 2019 é um congresso organizado anualmente pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, com o apoio do Tecpar e outras instituições ligadas ao tema.  O evento acontece simultaneamente à 4ª ExpoBiomassa, de 25 a 27 de junho, no Expotrade Convention Center, em Curitiba. Na ocasião, serão discutidos temas como a sustentabilidade e o crescimento econômico do Brasil relacionados ao uso de energias renováveis.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29