1144x150 %284%29

CIÊNCIA

Economistas da Unioeste se destacam em Plataforma Internacional de Pesquisa

Nos últimos meses a produção científica desses pesquisadores tiveram mais de 30 mil leituras e centenas de citações em trabalhos científicos na plataforma de produções científicas Research Gate.

19/06/2019 - 20:56


Os economistas e pesquisadores vinculados ao Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) são destaque mais uma vez em pesquisas, mas agora na plataforma internacional: o Research Gate, uma rede de pesquisadores, na qual as pesquisas, projetos, papers, conferências e demais produções científicas ficam à disposição da comunidade acadêmica internacional, em diferentes linhas de pesquisa. No portal, a produção científica dos professores vinculados ao Colegiado de Economia, ao Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) e ao Programa de Pós-Graduação em Economia (PGE) da UNIOESTE/Toledo tem sido campeã em downloads, leituras e citações. Nos últimos meses, a produção científica desses pesquisadores tiveram mais de 30 mil leituras e centenas de citações. Somente os livros Economia & Desenvolvimento Regional e Economia & Desenvolvimento Territorial, editados pelo NDR junto com FPTI já tiveram mais de mil downloads na plataforma Research Gate. O mesmo material já teve centenas de downloads no site do NDR – www.ndrunioeste.com.br.

Conforme o coordenador do NDR, o economista e professor Jandir Ferrera de Lima, um dos ganhadores do Prêmio Brasil de Economia 2018, “as pesquisas no âmbito do desenvolvimento regional colocaram a UNIOESTE em voga no Brasil. Atualmente, a Unioeste, e em especial a UNIOESTE/Toledo, é reconhecida no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas como um centro de referência em estudos regionais, estudos do agronegócio e na chamada Ciência Regional”. Tanto que há pesquisadores individuais com milhares de leituras e centenas de citações.

Para o economista e professor Moacir Piffer, pesquisador vinculado ao NDR e vice-reitor da UNIOESTE, “a consolidação da produção cientifica na área de desenvolvimento regional fortalece a aptidão e inserção da UNIOESTE na comunidade regional”. Além disso, a inserção internacional dos pesquisadores fortalece também a posição da UNIOESTE nos rankings internacionais. Essa é uma conquista institucional e de toda a sua comunidade acadêmica.

Implantado em 2014, o NDR-UNIOESTE vem se destacando regionalmente pela produção e disseminação de dados dos municípios da região Oeste do Paraná e estudos sobre a economia regional brasileira. No site do NDR (www.ndrunioeste.com.br) é possível encontrar cadernos de dados estatísticos dos municípios do Oeste do Paraná, boletins de conjuntura regional, livros e material de conferências. Além disso, a produção científica dos seus pesquisadores está à disposição do público nacional via Portal de Periódicos da CAPES e do portal ResearchGate.

Na área das Ciências Sociais Aplicadas, o Colegiado de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIOESTE/Toledo se destaca em produção cientifica.

Fonte:Corecon/PR

Sem nome %281144 x 250 px%29