Img 3650

SAÚDE

Toledo recebe o 1º Simpósio de Doença Celíaca

As Associações de Celíacos do Brasil estimam que exista no país mais de um milhão de celíacos, o Simpósio quer alertar para o diagnóstico e cuidados que vão além da dieta isenta de glúten

24/06/2019 - 10:27


Se você ainda acredita que dieta sem glúten é mais uma moda, está na hora de se informar e repensar. Você pode ter alguma desordem relacionada ao glúten e não saber. Pensando nisso o Grupo de Celíacos de Toledo e a nutricionista, Juliana Sousa trazem a Toledo, nesta terça e quarta-feira (25 e 26), o 1º Simpósio de Doença Celíaca, no Anfiteatro Cândido Garcia, no campus 1 da Unipar.

As desordens relacionadas ao glúten podem ser a Doença Celíaca, Sensibilidade ao Glúten não-celíaca, Ataxia de Glúten e Alergia ao trigo.  No caso da Doença Celíaca é uma desordem sistêmica autoimune e crônica, desencadeada pela ingestão de glúten (proteína presente no trigo, cevada e centeio), em indivíduos geneticamente suscetíveis.

As Associações de Celíacos do Brasil (ACELBRAs) estimam que exista no país mais de um milhão de celíacos, mas a maioria dessas pessoas não sabe que tem doença celíaca. Como é uma doença autoimune e acomete pessoas com predisposição genética, é muito comum encontrar vários celíacos numa mesma família.

Documento da Associação aponta que a doença celíaca é uma condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado. Nas pessoas afetadas, a ingestão de glúten causa danos às pequenas vilosidades que revestem a parede do intestino, responsáveis pela absorção de nutrientes. A celíaca pode se manifestar em qualquer fase da vida, com ou sem apresentação de sintomas.

Na sua apresentação clássica, os sintomas podem ser diarreia ou prisão de ventre, anemia, perda de peso, aftas, problemas digestivos, gases, barriga estufada, enjoos e vômitos, problemas na pele como dermatite herpetiforme ou psoríase, baixa estatura, etc. Mas a forma mais comum de manifestação da celíaca é a assintomática (sem sintomas aparentes). Pode estar associada a infertilidade, diabetes, obesidade, osteoporose, problemas de tireoide, artrite, depressão, irritabilidade, déficit de atenção, linfomas, câncer e outros.

A nutricionista Clínica Funcional nas Doenças Autoimunes, Juliana Sousa conta que o Simpósio já acontece em Maringá, onde ela era palestrante. Por também ser Celíaca, Juliana participa ativamente do Grupo Celíacos de Toledo e foi em contato com pacientes e membros do Grupo que surgiu a ideia de trazer o Simpósio para Toledo, com o intuito de difundir conhecimentos sobre a doença, ainda pouco conhecida. “O Simpósio pretende propagar a importância do acompanhamento deste indivíduo por uma equipe multidisciplinar. Desde o médico com o diagnóstico, ao Nutricionista com o tratamento Nutricional e orientação quanto a contaminação cruzada, ao psicólogo para ajudá-lo a receber todas as mudanças, ao grupo de celíacos onde ele pode conseguir apoio e ver que não está sozinha nessa caminhada”, destaca Juliana Sousa.

A Celíaca por se tratar de uma doença crônica precisa de acompanhamento regular e contínuo, com avaliações nutricionais, densitometria óssea em intervalos adequados, e demais exames a critério do médico responsável.

A DC está relacionada a outras doenças autoimunes. Como demonstra o gráfico da ACELBRA.

http://www.riosemgluten.com/doenca_celiaca_esquema.jpg

Acompanhe a Programação do 1º Simpósio de Doença Celíaca em Toledo

25 de Junho

19h – Apresentação da Associação de Celíacos de Foz do Iguaçu

19h20 -        Objetivo dos grupos de DC, com a psicóloga Ana Suely Luchetti

19h40 – DC o que você precisa saber para ter uma vida plena, com a nutriocinista Mariane Rovedo

20h30 -        Diagnóstico em DC em crianças, com a gastropediatra, Dra. Geruza Hendges

20h40 – Desafios do Empreendedorismo Glúten Free, com Karen Justi do Restaurante GluTEN FREE, de Marigá

 

26 de Junho

18h -  Credenciamento

19h -  Saúde Mental e DC, como o Psiquiatra, Dr. Hélio Borges

19h40 -        Deficiências Nutricionais e complicações na DC, com a nutricionista, Juliana Sousa

20h30 – Manifestações Orais e cuidados odontológicos na DC, com a dentista Alana Peccin.

 

As inscrições devem ser feita no link gg.gg/inscricao-simposio, e o investimento é um produto sem glúten que será doado a famílias carentes, que necessitam da dieta Sem Glúten. Leia o rótulo, pois os alimentos não podem conter traços de trigo, aveia, centeio e cevada.

Sem nome %281144 x 250 px%29